>
 

O Perdão

Uma das promessas mais encorajadoras da Palavra de Deus é a promessa de perdão da parte de Deus. Não há nada que me faz mais alegre do que saber que Deus perdoou, perdoa e perdoará minhas transgressões. A seguir consideramos verdades acerca do perdão:

I. Deus perdoa o homem das suas transgressões:

1.      Deus tem o poder (autoridade) para perdoar os pecados. (Mateus 9:6)

2.      O perdão de pecados é algo divino. (Salmos 130:1-4)

3.      Para ilustrar que Deus dá fim ao pecado que Ele perdoa, disse que os pecados são lançados nas profundezas do mar. (Miquéias 7:19)

4.      O perdão de Deus custou muito caro. (João 3:16)

5.      Deus desejou perdoar o mundo dos seus pecados e Ele mesmo fez o plano para resgatar o homem do vil pecado.

6.      No momento certo Cristo veio e fez toda a vontade de Deus para servir como propiciação pelos nossos pecados.

Não seja enganado por falsas religiões que pregam que tem outro caminho para a vida eterna. Pecado não entrará no lugar santo que Deus preparou para seus santos Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.” (Apocalipse 21:27) e somente ele tem o poder para perdoar pecados (referência)

II. Exemplos do perdão que Deus oferece a todos que aceita sua oferta de perdão e pedem sinceramente por ele:

1.      O ladrão na cruz. (Lucas 23:39-43)

2.      Zaqueu. (Lucas 19:1-10)

3.      A mulher adúltera. (João 8:1-11)

4.      Paulo. “Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal...”  (I Timóteo 1:15)

III. O homem deveria perdoar outros homens:

1.      O pai perdoou seu filho pródigo. (Lucas 15:34)

2.      José perdoou seus irmãos. Ouve suas palavras: “Vós, na verdade intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é conservar muita gente com vida.” (Genesis 50:17-26)

VI. Membros de família deveria perdoar outros membros da família:

1.      Pais deveriam perdoar seus filhos.

2.      Filhos deveriam perdoar seus pais.

3.      Irmãos deveriam perdoar seus irmãos.

V. O perdão deveria existir dentro da igreja:

1.      O pastor deveria perdoar os membros.

2.      Os membros deveriam perdoar seu pastor e outros líderes da igreja.

3.      Os membros deveriam se perdoarem mutuamente. “...Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós, se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.”(Mateus 6:14-15)

VI. O homem deveria perdoar si mesmo:

Frequentemente veja pessoas que estão vivendo debaixo de um peso enorme de auto condenação por não entender bem a palavra de Deus. Veja o que a Bíblia nos diz acerca do perdão e subsequentemente o que deve de ser nossa atitude:

1.      Em primeiro lugar, a Bíblia nos diz o seguinte e cabe a nós crer ou não crer: “... E o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado... Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (I João 1:7-9)

2.      “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.” [Versão Corrigida] (Romanos 8:1)

Mediante as declarações bíblicas acima o homem deve:

1.      Deve perdoar si mesmo da culpa e vergonha da vida vivida antes de conhecer a Cristo e confiar piamente que Deus o perdoou de toda a injustiça, de todas a suas transgressões; andar de cabeça erguida, não com orgulho, mas em confiança que é perdoado e se tornou um filho de Deus. “Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniquidade, e te esqueces da transgressão do resto da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na begnidade. Tornará apiedar-se de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades. Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.” (Miquéias 7:18-19)

2.      Deve se perdoar dos momentos de fraqueza, quedas e falhas, confiante que pediu o perdão de Deus, e que Ele o perdoou e esqueceu os delitos cometidos. Não deve ter vergonha dos outros e se afastar da comunhão dos demais irmãos em Cristo Jesus.

3.      Deve cessar de sempre sair em defesa de si mesmo. Enquanto estamos nesta carne a tendência é de falhar de vez em quando. Gosto muito de dois crachás que vi sendo usados por pessoas que procuravam servir a Deus:

·         “Não sou perfeito, mas sou perdoado.”

·         “Não sou perfeito, apenas uma obra em andamento.”