>
 

Necessito De Ti, Senhor

            Tanto Davi quanto Salomão reconheceram a sua necessidade do Senhor. Mas, quando eles se esqueceram do Senhor e procuraram fazer tudo do jeito que eles pensaram ser mais conveniente, colheram os resultados das decisões tomadas sem consultar com o Senhor. Vamos analisar um pouco os conselhos deles para todos em todas as gerações.

A.           O homem é incapaz de escolher o caminho certo para ele mesmo, pois não pode ver o fim.

1.             “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.” (Provérbios 14:12)

2.             Salomão queria que seus leitores recebessem esta mensagem, portanto ele a repete em Provérbios 16:25. Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte.”

B.            O homem precisa de um tutor que é capaz de ensiná-lo o caminho certo. Outro homem não serve, pois ele tem as mesmas falhas, fraquezas e tendências. É necessário ter alguém com a habilidade de ver o início e o fim. Deus conhece o caminho certo para o alvo, e tem a capacidade de guiar qualquer um para que chegue a um final feliz. Escuta as palavras de Davi:

1.             Salmos 25:4           “Faz-me, Senhor, conhecer os teus caminhos...”

2.             Salmos 25:4           “Ensina-me as tuas veredas.”

3.             Salmos 27:11         “Ensina-me, Senhor, o teu caminho...”

4.             Salmos 86:11         “Ensina-me, Senhor, o teu caminho...”

 

Nota as repetidas vezes que Davi pede para conhecer os caminhos do Senhor, como roga para ser ensinado. Qualquer pessoa precisa ter um espírito humilde que pode ser ensinado, seja diretamente por Deus ou pelos enviados do Senhor que façam uso correto da Palavra de Deus.

 

C.            Qualquer pessoa precisa se deixar de ser guiada, e isto seria bem melhor se simplesmente deixasse Deus fazer isto sem a necessidade de ter um freio para lhe forçar (sabe que é aquele ferro que se coloca na boca de cavalos). Contrário ao pensamento de muitos, a submissão a Deus é grandemente vantajosa.

1.             Salmos 25:5           “Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia.”

 

D.           Tem que haver uma disposição de ser obediente aos ensinamentos do Senhor. Nota a determinação de Davi.

1.             “... andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome.”

 

E.            Um estatuto é um documento que governa alguma instituição ou entidade. Davi entende que ele precisa aprender os estatutos do Senhor para não andar desobediente e desviado do caminho certo. É absolutamente necessário que o cristão de hoje aprenda os estatutos do Senhor. Onde é que se encontram? No manual de alguma entidade religiosa? Não! Eles se encontram na Palavra de Deus! Mas deve se lembrar que: “... sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” (II Pedro 1:20) Ouve agora o que Davi falou:

1.             Salmos 119:26       “Meus caminhos te descrevi, e tu me ouviste: ensina-me os teus estatutos.”

 

F.             Outra razão porque é preciso ser guiado, é por causa dos inimigos que poderiam montar ciladas para atrapalhar o caminhar com Deus.

1.             Salmos 27:11         “...guia-me por vereda plana, por causa dos que me espreitam.”

 

G.           Um dos problemas que acontece frequentemente é que pessoas que não foram ensinados pelo Senhor, que recusaram ser guiados, que ainda não tem aprendido os estatutos do Senhor, e que estão tentando ensinar outros. É impossível ensinar o que não aprendeu, bem como ensinar o que você mesmo não pratica. Portanto Davi disse em Salmos 51:13, que após Deus operar determinadas benfeitorias na vida dele, é que então ensinaria outros.

1.             “Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti.

H.           Jesus ensinou a essencialidade de receber o Espírito Santo, e os apóstolos continuaram a se encherem com o Espírito Santo, e Paulo recomendou fortemente o preenchimento com este poder do alto. Veja a sequência de referências que segue:

1.             Lucas 24:49 - “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.”

2.             João 16:13  - “... quando vier, porém o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.”

3.             João 14:26  - “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

4.             Atos 2:4 - “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.”

5.             Atos 4:31 – “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.”

6.             Efésios 5:18 - “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito...”

 

Com a plenitude do Espírito Santo habitando no seu coração conhecerá o caminho, será ensinado e guiado, e terá capacidade para ensinar outros. Portanto, “... enchei-vos do Espírito...”

Philip D. Walmer