>
 

Carregador de Cruz

 

Leia como texto:

Marcos 10:17-31 -  “E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus.Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades. Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus!25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: Então, quem pode ser salvo?Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível. Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos. Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna. Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros.”

Lucas 9:23-27“Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos.Verdadeiramente, vos digo: alguns há dos que aqui se encontram que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam o reino de Deus.”

 

I.                   Estamos na época da Páscoa, quando lembramos, aliás, devemos lembrar o sofrimento e morte do único Salvador do mundo.

II.                Ele, antes de morrer, nos instruiu que para alcançar a salvação e a vida eterna seríamos obrigados a tomar nossa cruz e o seguir.

III.             A questão para nós hoje é: O que é a nossa cruz?

·         Não é uma peça de madeira para ser usada como algo para torturar e matar.

·         Também não é uma jóia para perdurar em cordão em volta do pescoço.

·         Também não é uma peça de algum material para pendurar na parede de nossa moradia.

IV.             Alguns querem uma cruz que cabe no seu estilo de vida.

A.    Uma bem pequena que cabe no cordão, e escondida debaixo da blusa ou camisa.

B.     Para outros pode ser grande, mas leve. Espuma/isopor

C.     Para outros precisa ser bonita (Rude Cruz)? Não! Ouro, prata, pedras preciosas.

D.    Para outros é somente algo para domingos e ocasiões especiais. Mas, a Bíblia diz cada dia. Mateus 16:24-28: “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino.”

E.     Em outras palavras a vida cristã não é:

1.      Quando é convicente.

2.      Quando não dói.

3.      Quando não tem outra coisa por fazer.

4.      Somente para o ambiente da igreja.

V.                A cruz dos Apóstolos

A.    Prisão

B.     Chicote

C.     Varas

D.    Fome

E.     Nudez

F.      Banidos

G.    Apedrejamento

H.    Perigo de Salteador

I.       Perigo de Falsos Irmãos

João disse ser companheiro nas aflições.

VI.             Carregar a Cruz Significa

“Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma?38 Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.” (Marcos 8:34-38)

·         Sofrimento -  “... para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte...” (Filipenses 3:10)

·         Dedicação – Cada dia – “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?” (Lucas 9:25)

·         Separação do mundo – “Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,” (II Coríntios 6:17); “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (II Coríntios 5:17)

·         Afiar-se com Jesus  - “Fiel é esta palavra:Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele reinaremos;se o negamos, ele, por sua vez, nos negará...”

 

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.” (Gálatas 6:14)

·         Paulo gloriava-se na cruz de Jesus Cristo.

·         O mundo foi crucificado para ele na cruz.

·         Ele foi também crucificado para o mundo. Não em uma cruz física, mas no coração.

·         Ele se crucificou para o mundo.

 

“Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” (I Coríntios 9:27)

·         Subjugo meu corpo... o reduzo a submissão.

 

Rude Cruz

Rude Cruz se erigiu, dela o dia fugiu
Como emblema de vergonha e dor
Ao olhar eu pra cruz, nela vejo Jesus
Sim morrendo por mim pecador

Sim eu amo a mensagem da cruz
Até morrer, eu a vou proclamar
Levarei eu também minha cruz
Até por uma coroa trocar

Desde a glória dos céus, o Cordeiro de Deus
Ao Calvário, humilhante baixou
Deus na cruz, mostra a mim, graça e amor, sem fim
O seu plano ali revelou

No madeiro sofreu, e por mim padeceu
Meu Senhor para dar-me o perdão
Eu me alegro em Jesus, Dele vem graça e luz
Para minha santificação

Eu aqui com Jesus, a tragédia da cruz
Quero sempre sentir e sofrer
Cristo vem me buscar, e com Ele no lar
Eu a glória do céu hei de ter

 

“E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.” (Gálatas 5:24)

·         Os verdadeiros filhos de Deus crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências.

Procura terminar a mensagem com as promessas que a Bíblia dá aos que sofrem pelo Senhor e a fé. “... investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam.” (I Pedro 1:11)

Philip D. Walmer