>
 

Um Pequeno Passo

“Então, disse o SENHOR: Assim como Isaías, meu servo, andou três anos despido e descalço, por sinal e prodígio contra o Egito e contra a Etiópia,” (Isaias 20:3)

Introdução: Às 22:56 horas de domingo, dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong saiu do Model Lunar para a superfície da lua e disse: “Isto é um pequeno passo para o homem – um passo gigante para a humanidade.” Um pequeno passo lhe iniciará na direção correta.

I.                   O Primeiro Passo No Andar Com Deus.  “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.” (Gênesis 5:24)

A.    Deus fez o homem para andar santo.

B.     Deus fez o homem para andar honrável.

C.     Deus fez o homem para ter um lar.

II.                O Primeiro Passo No Trabalhar Para Deus. “Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora... Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara.” (Gênesis 6:14 e 22)

A.    Deus fez o homem para labutar por sua alimentação.

B.     Deus fez o homem para labutar na sua fé.

C.     Deus fez o homem para labutar no seu campo.

III.             O Primeiro Passo Para Testemunhar Pelo Senhor. – “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1:8)

A.    Deus fez o homem para experimentar Seu amor.

B.     Deus fez o homem para experimentar Sua vida por dentro e por fora.

C.     Deus fez o homem para testemunhar pelo Seu Senhor.

IV.             O Primeiro Passo Em Louvor. – “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” (João 4:23)

A.    Deus fez o homem alma, corpo e espírito.

B.     Deus fez o homem para louvar em verdade e espírito.

C.     Deus fez o homem para louvar por meio do seu conhecimento das Escrituras.

V.                O Primeiro Passo Na Palavra. – “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,” (II Timóteo 3:16)

A.    Deus fez o homem para que ele pudesse ler.

B.     Deus também providenciou um livro para o homem – a Bíblia.

C.     Deus instrui o homem por intermédio dos ensinamentos deste livro.

VI.             O Primeiro Passo Para Desviar-Se. – “O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres. Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente. Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade.” (Lucas 15:12-14)

A.    O homem pode desviar-se de Deus por seguir seus próprios caminhos.

B.     O homem pode desviar-se de Deus por desobedecer a Palavra de Deus.

C.     O homem pode desviar-se de Deus por mergulhar-se na contrariedade à vontade de Deus.

VII.          O Primeiro Passo Para Vencer. – “Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;” (Lucas 15:17-18)

A.    O primeiro passo é para abandonar o pecado. “Atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.” (Provérbios 1:23)

B.     O segundo passo é confiar em Cristo como seu único Salvador. “Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.” (Efésios 1:13-14)

C.     O terceiro passo é para testemunhar da sua salvação. “Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus...” (II Timóteo 1:8)