>
 

"E Tudo Quando Fizerdes... Fazei-o em Nome"

            "E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." (Colossenses 3:17)

            Quão grande é o privilégio de conhecer seu nome.

            Aquilo que os profetas do Antigo Testamento almejaram conhecer e os anjos desejaram ouvir, podemos possuir, pois é nosso. Jesus é o nome Redentor, revelado do único, verdadeiro, supremo, absoluto, onipotente e Deus de amor.

            Acompanhando o privilégio de conhecer seu nome, há uma inigualável oportunidade de trazermos seu nome para nós: "Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome..."  (Efésios 3:14-15).

            Um nome representa identidade. Quando alguém menciona o nome de um amigo, automaticamente, visualizamos a face desta pessoa, características e também suas manias pessoais. Um nome também representa autoridade. Todo o poder e autoridade legal residem em um nome, como indivíduos, usamos nossos nomes para assinar cheques, endossar promissórias, enfim, efetuar transações legais. Jesus disse: "É-me dado todo o poder no céu e na terra." (Mateus 28:18) E Ele prometeu que todo o seu poder  e autoridade seriam nossos através do nome de Jesus: "Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei." (João 14:14)

            Quando mencionamos seu nome com fé, todo poder de Deus para salvação, cura, libertação e vitória torna-se possível. Também podemos notar, particularmente, com respeito à Colossenses 3:17 "E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." outro aspecto do significado do nome. Nos tempos Bíblicos, nomes não eram usados unicamente para referir-se à identidade de uma pessoa, mas também para descrever seu caráter. As escrituras registram numerosos casos de nomes mudados. Abrão para Abraão, Jacó para Israel, Saulo para Paulo, Simão para Pedro, só para mencionar alguns, porque o nome anterior não descrevia de maneira adequada o caráter de tais pessoas, pois com o caráter mudado o nome original tornava-se insuficiente, então Deus dava um novo nome. Um grande exemplo de Deus dando um novo nome, o caráter alterado de um homem que foi Gideão, seu nome, quando o anjo do Senhor o encontrou escondido no lagar, significava "cortador de árvores" ou em nosso termo lenhador. Mas quando Deus o transformou, não poderia continuar sendo conhecido como lenhador, o anjo o chamou Jerubaal, que é "perseguidor de Baal". A partir desse dia, Gideão dedicou-se a destruir a idolatria e culto a Baal. Seu nome não só deu-lhe uma identidade, mas refletiu profundamente no seu caráter.

            Muitas vezes, ao considerarmos o nome de Jesus, nós só pensamos no que se refere à identidade divina. Certamente, é maravilhoso fazer tudo na identidade de Jesus. Orar em seu nome, crer no seu nome e anunciar seu nome aos outros. Tudo isso, é importante, entretanto, precisamos fazer tudo no caráter de Jesus Cristo. Quando vivemos do modo que Jesus viveu, quando agimos como Ele agia, quando somos a pessoa que Ele seria, então, e somente então nós somos cheios de autoridade para fazer tudo em Nome de Jesus. Orar na identidade de Jesus preenche parcialmente o comando bíblico, mas nós precisamos também orar no caráter de Cristo. Crer na sua identidade como o único Deus verdadeiro é maravilhoso, mas nossa crença deve motivar-nos a ter um estilo de vida que protege o caráter de Jesus. Só o batismo em nome de Jesus não estabelece a nossa nova identidade com Cristo, mas nos leva a adquirir o caráter de Cristo dentro de nós. Somos sepultados com Ele e somos ressuscitados para andar na novidade de sua vida.

César Moraes