>
 

Vem Cear

 

            “Disse-lhes Jesus: Vinde, comei.” (João 21:12)

            Jesus foi crucificado, passou três dias nas entranhas da terra, ressuscitou, e já apareceu aos seus discípulos em duas ocasiões. Agora está desaparecido por alguns dias, e Pedro já desanimado com a situação, e decepcionado com o desenrolar de tudo nos últimos dias, decide retornar a sua profissão e anuncia que vai retornar ao seu barco para novamente se tornar pescador. Considerado como líder entre os demais discípulos, alguns decidem o acompanhar. Depois de uma noite de grande frustração, o dia está mal começando raiar sobre a terra, e eles, estando apenas uns cem metros da praia notaram um pequeno fogo acesso em terra. Um vulto da noite pergunta: “Filhos, tendes aí alguma coisa de comer? (v. 5) A resposta foi simples: “Não.” Segue uma instrução, também simples: “Lançai a rede à direita do barco e achareis.” (v. 6)

            A obediência a voz do escuro da madrugada efetuou um milagre de um grande apanhado de peixes, mas de importância maior trouxe, pelo menos a João, a revelação que era Jesus que estava na praia e que deu a instrução milagrosa. Pedro se lança a nado para o mar, e os outros chegam logo em seguida trazendo o barco e a rede.

Algumas coisas devem ser notadas com esta história:

·         Jesus tem pão sem o benefício de ter com que o fazer.

·         Jesus tem peixe sem o benefício de ter com que pescar.

·         Apesar da incredulidade dos discípulos Jesus ainda tinha o poder para operar milagres.

A situação da sua vida pode ser tão desesperadora quanto à situação dos discípulos. Pode parecer que o Jesus que você tanto admirou, que operou tantos milagres, que trouxe tanta alegria e gozo para sua vida está desaparecido. Faz tempo que você não tem sentido sua presença na sua vida. Pode ser que você está pensando em voltar para a vida anterior, pois tudo que esperou sumiu de uma hora para a outra. Pode ser que suas finanças estão em situação desesperadora. Pode ser que sua saúde repentinamente deu desdobras para o pior. Talvez seja preocupações com filhos ou outros familiares que lhe tira a paz. Você está dizendo no seu coração que um ano novo não deve começar desta forma. Deveria haver melhor ânimo e não estas trevas espessas que ofuscam o caminho. Provavelmente você tem analisado todos os recursos para esta variedade de desafios e não acha em lugar nenhum a solução para tudo que lhe desafia.

Amigo, Jesus não necessita os recursos naturais com as quais nós estamos acostumados necessitar. Ele é mais do que um simples homem. Ele é O Todo Poderoso. As trevas de determinadas situações não O detém. Para Ele não há diferença entre dia e noite. Davi expressou sua fé em Deus desta forma: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará.” (Salmos 23:1) Paulo expressou sua confiança nascida de muita experiência com palavras que devem trazer bom ânimo para qualquer coração: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.” (Filipenses 4:19)

Acho interessante e importante que ambos destes homens usaram o pronome em relação a Deus com “meu”. Muitos daquela época referiram-se a Deus como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Hoje alguns sem uma experiência pessoal com Deus podem se referirem a Ele como o Deus dos seus avôs, dos seus pais, do pastor ou outras pessoas mais dedicadas. Mas, chega à hora quando é de suma importância que tenhamos uma experiência própria e pessoal com Deus ao ponto de poder dizer que Ele é “meu”, e não alguma figura distante, desconhecida e talvez desinteressada em você.

Os discípulos pensaram que Jesus os esqueceu, os abandonou e desconsiderou suas necessidades, emoções e desapontamentos. Mas, na hora de maior desespero, da calada da noite, do meio das trevas de incredulidade, vem aquela voz que tranquiliza, que expressa nova esperança.

Mas, é necessário ser um filho, um discípulo obediente. É necessário também possuir aquele amor, e por alguma maneira o expressar, como o pulo de Pedro do barco. João escreveu as palavras de desapontamento de Jesus à igreja de Éfeso, pois ela tinha abandonado seu primeiro amor... Jesus.

No meio dos desafios que enfrenta, é necessário sempre lembrar-se que Deus não necessita dos recursos naturais que nós achamos necessários. Ele é o criador. Ele tinha pão sem padaria, peixe sem rede, cura sem médico, vinho sem uvas. Ele acalmou a tempestade com uma palavra. Ele levou o barco do meio do mar à praia num instante. Ele colocou em fuga milhares de demônios com apenas uma palavra.

Creio que Ele está nos convidando no início deste novo ano para chegar e cear das coisas maravilhosas que tem preparado para nós. Pode haver tempestades, e experiências aterrorizantes, mas Ele está lá no meio da impossibilidade nos convidando para vir cear.

“Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” (João 7:37)

“Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.” (João 6:35 )

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)

Vem Cear!

Philip D. Walmer