>
 

Sinais Perigosos Na Vida De Um Irmão

 

1.             Ver coisas negativas nos irmãos, na reunião da igreja, e etc. “Ora, reuniram-se a Jesus os fariseus e alguns escribas, vindos de Jerusalém. E, vendo que alguns dos discípulos dele comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar (pois os fariseus e todos os judeus, observando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos;” (Marcos 7:1-3)

2.             Acusação – às vezes é velada, camuflada, disfarçada até em aparência e zelo. “E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si.” (Marcos 3:21)

3.             Rejeição – Quando Estevão estava pregando, a certa altura os ouvintes tapavam os ouvidos e rangiam os dentes. “Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele.” (Atos 7:57). Os gregos rejeitaram a pregação de Paulo em Atenas.

4.             Elogio pessoal capcioso – Bajulação. “Chegando, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és verdadeiro e não te importas com quem quer que seja, porque não olhas a aparência dos homens; antes, segundo a verdade, ensinas o caminho de Deus; é lícito pagar tributo a César ou não? Devemos ou não devemos pagar?” (Marcos 12:14)

5.             Aconselhamento fora da Bíblia – Pedro aconselhou Jesus a não ir para a cruz (Satanás agiu na mente dele.). Satanás aconselhou Jesus a transformar pedras em pães. Sara, mulher de Abraão, aconselhou-o a ter um filho com a escrava. Pedro aconselhou que fizessem três cabanas no monte da transfiguração. Há muitos outros exemplos na Bíblia.

6.             Guardar a tradição, doutrina e mandamento dos homens e assim invalidar o mandamento de Deus. “E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição.” (Marcos 7:9); “Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,” (Colossenses 2:18)

7.             Mistura de alma e espírito“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hebreus 4:12); “Disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam mentiras em meu nome, nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, adivinhação, vaidade e o engano do seu íntimo são o que eles vos profetizam.” (Jeremias 14:14) e também em Ezequiel 28:1-10.

8.             Rebelião – Hebreus 3.

9.             Desobediência“E contra quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão contra os que foram desobedientes?” (Hebreus 3:18)

10.         Incredulidade“Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade.” (Hebreus 3:19); “E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.” (Mateus 13:58); “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;” (Hebreus 3:12); “Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça... E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara,” (Romanos 4:3, 19).

11.         Impossibilidade de Descansar no Senhor – Contrariando o que diz os seguintes textos: “Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.” (Salmos 37:7); “E contra quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão contra os que foram desobedientes?” (Hebreus 3:18); “Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso.” (Êxodo 33:14); “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mateus 11:28-29); “Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo.” (Hebreus 4:3).

12.         Proferir profecias de desgraças“Não mandei esses profetas; todavia, eles foram correndo; não lhes falei a eles; contudo, profetizaram.” (Jeremias 23:21); “Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem errar o meu povo; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o SENHOR.” (Jeremias 23:32); “porque falsamente vos profetizam eles em meu nome; eu não os enviei, diz o SENHOR.” (Jeremias 29:9)

13.         Falta de alegria no Espírito“Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.” (Salmos 37:4); “Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.” (João 16:24); “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,” (Atos 2:46); “Os discípulos, porém, transbordavam de alegria e do Espírito Santo.” (Atos 13:52); “Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus.” (Atos 16:34); Deuteronômio 28:47-53; “porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.” (II Coríntios 8:2); “fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações,” (Filipenses 1:4).

14.         Queixar-se dos outros e não dos seus próprios pecados“Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o SENHOR.” (Lamentações 3:39-40); “Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas.” (Tiago 5:9).

15.         Não sentir alegria com a presença e companhia dos irmãos – Exemplo a volta do filho pródigo, a alegria do pai e a revolta do irmão mais velho. Lucas 15:11-32.