>
 

Seja Um Exemplo

            Uma das coisas que a sociedade, a igreja e a família mais necessitam são bons exemplos. Sabemos que um bom exemplo vale mais do que palavras de alguém que tanto fala, mas não vive o que fala e aconselha. Isto é a verdade, seja na arena política, entre os bancos da igreja, ou no convívio do lar. No entanto, é mais fácil tentar exigir de outros por palavras de demando do que viver o que sabemos antemão ser honesto, justo, e agradável à sociedade, à igreja, à família e principalmente a Deus que julga todas as coisas com competência.

            Nosso exemplo é Cristo e se somos cristãos de verdade estaremos fazendo como Ele fez. Veja como ele falou aos seus discípulos: "Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também." (João 13:15) Jesus jamais exigiu algo que Ele não praticava, e nós devemos fazer o mesmo para sermos considerados seguidores verdadeiros dos ensinamentos de nosso mestre. Não procuro julgar ninguém, porém cada um deve examinar a si mesmo como aconselha a Palavra de Deus. (I Coríntios 11:28)

            Veja mais: "Não porque não tivéssemos direito, mas para vos dar em nós mesmos exemplo para nos imitardes. (II Tessalonicenses 3:9) Em outras palavras nós precisamos dar um bom exemplo, embora achemos que existem direitos nossos que possamos demandar.

            A Bíblia ainda fala: "Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. Vivam entre os pagãos, de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção." (I Pedro 2:11-12)

            Agora, falaremos das coisas práticas da vida, de como a vida realmente é, mas não deve de ser. Espero que como cristão você não se acha enquadrado em um ou mais dos delitos abaixo.

Se você:

1.      Coloca seu nome em trabalho que não fez...

2.      Bate o cartão ponto de colega que não aparece no serviço...

3.      Coloca o nome de colega que faltou na lista de presença...

4.      Paga para alguém fazer seus trabalhos...

5.      Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas,

6.      Estaciona ilegalmente nas calçadas...

7.      Suborna ou atenta subornar quando é pego cometendo infração...

8.      Troca seu voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, e até dentadura...

9.      Fala no celular enquanto dirige...

10.  Usa o telefone da empresa onde trabalha para ligar para o celular dos amigos (me dá um toque que eu retorno...), para que assim seu amigo não gaste nada.

11.  Trafega pela direita (ou esquerda em estrada de pistas múltiplas) nos acostamentos num congestionamento...

12.  Pára em filas duplas ou triplas em frente às escolas...

13.  Viola a lei do silêncio...

14.  Dirige após tomar remédios que provocam sono...

15.  Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas...

16.  Espalha churrasqueira, mesas, e coisas semelhantes nas calçadas e vias públicas...

17.  Pega atestado médico sem estar doente, só para faltar ao trabalho...

18.  Faz "gato" de luz, de água ou de TV a cabo...

19.  Registra imóveis no cartório num valor abaixo de comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos...

20.  Compra recibo para abater na declaração de renda para pagar menos impostos...

21.  Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas...

22.  Quando viaja a serviço da empresa, se o almoço custou R$10.00, pede nota fiscal de R$20.00...

23.  Comercializa objetos doados em campanhas de ajuda para vítimas de catástrofes...

24.  Estaciona em vagas exclusivas para deficientes...

25.  Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado...

26.  Compra produtos piratas com o pleno conhecimento que é produto ilegal...

27.  Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca...

28.  Diminui a idade do filho para que passe por baixo da roleta do ônibus sem pagar passagem ou para ganhar outra vantagem...

29.  Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA...

30.  Frequenta os caça-níqueis ou faz um fezinha no jogo de bicho...

31.  Leva da empresa onde trabalha pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas lápis e outras coisa tais como isso não fosse roubo...

32.  Quando volta de viagem ao exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem...

33.  Falsifica tudo, ou compra o falsificado e o revende como fosse um produto verdadeiro...

34.  Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não o devolve...

35.  Quando você mente para poupar seu couro...

         Tem o direito para esperar que seus governantes sejam honestos? Tem o direito de cobrar supostos erros e deslizes do seu pastor? Tem o direito de fazer demandas dos filhos e corrigir seus erros óbvios? Tem o direito de levantar a voz para lamentar a degradação geral da sociedade? Tem o direito de sacudir a Bíblia na cara de alguém que não segue tudo que acha ser verdade. Tem o direito de criticar outros por não seguir os preceitos da sua religião seja esta correta ou não?

        Frequentemente estamos tão preocupados em cuidar os outros que esquecemos de cuidar de nós mesmos, quando é possível que nossos erros e pecados são maiores dos de nossos semelhantes.

        Veja mais uma vez o que a Bíblia demanda de nós: "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: 'Irmão, deixe-me tirar o cisco do seu olho', se você mesmo não consegue ver a viga que está em seu próprio olho? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente par tirar o cisco do olho do seu irmão." (Lucas 6:41-42)

        É bom também não esquecer as palavras de Gálatas 6:7: "Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear; isso também colherá."