>
 

A Oração de Ana Como Ter Suas Orações Respondidas

 

Texto: I Samuel 1:9-18

 

Introdução:  Uma das grandes preocupações de todos os cristãos é como ter suas orações respondidas. Alguns tem descoberto os segredos mais ou menos por acaso, e alguns tiveram um excelente mentor que ensinou os segredos da oração ou ensinou por exemplo. Se você descobriu de alguma forma os segredos que tem lhe proporcionado respostas as suas orações, você está de parabens. Agora queremos ajudar aqueles que ainda lutam e se desapontam com sua oração e alguns ao ponto de ter cessado de orar.

De nosso texto vamos descobrir as segredos que trouxeram ao fim a aflição de Ana bem como muita alegria, gozo e bênçãos sem fim:

1.      (v. 10) Teve amagura de alma. Despero! Angústia! Estes sentimentos, entre outros, são necessários para tocar o coração de Deus. Se você realmente quer o que pede a Deus sua sincera expressão poderia até ecoar o brado de Paulo.

2.      (v. 10) Chorou abundantemente. (Salmos 34:18) Aparentemente Deus presta mais atenção à pessoa de coração quebrantado. (Salmos 126:6) Veja a promessa para quem faz a obra do Senhor chorando

3.      (v. 11) Fez um voto (promessa) a Deus.

a.       Seu esposo ia anualmente à casa de Deus para oferecer sacrifícios e levou sempre a família.

b.      Ana tinha sido amolada por anos a fio por Penina.

c.       Pressupomos que Ana não fez votos nos anos anteriores

d.      Não se esquece que um voto feito a Deus é um ato muito sério. Davi, aquele homem segundo o coração de Deus falou o seguinte acerca de seus votos: (Salmos 22:25, Salmos 56:12 e Salmos 116:14) O filho de Davi, Salomão, falou mais fortemente ainda: (Eclesiastes 5:4)

e.       Aparentemente Ana finalmente chegou ao ponto de poder prometer qualquer coisa para poder ter um filho homem. (Romanos 9:1-3)

f.       Frequentemente nosso erro é de pedir algo de Deus sem levar em conta que Ele poderia requerer algo de nós.  Pedimos mais ou menos de acordo com isto que Tiago escreve no seu livro. (Tiago 4:2-3)

g.      Espero que seu desejo de receber do Senhor é tanto que esteja pronto prometer algo precioso para o Senhor.

h.      Ana prometeu, se comprometeu, de devolver o filho concedido de volta para o Senhor.

a.       Prometeu dar algo útil para Deus (Samuel).

b.      Era algo precioso para ela (o filho primogênito e ela não pediu outro e nem teve promessa de outro)

c.       Para os homens e mulhers da época da Bíblia o filho (homem) primogênito era de mais valor do que os demais.

4.      (v. 15) Derramou sua alma. Jesus nos deu exemplo de uma oração profunda quando orou no jardim antes da sua crucificação. Suou como fosse gotas de sangue. Conheço pessoas que até estragada sua saude de tanto interceder na presença do Senhor.

5.      Era mulher consumida com a ansiedade no seu espírito. (I Pedro 5:7)

6.      (v. 12 Demorou na presença do Senhor. Aqui encontramos algo de suma importância. Frequentemente temos pressa em demasia. Deixamos os compromissos, tarefas e afazeres interferir com o contato com Deus. Nós nos tornamos uma "Marta" da vida, não escolhendo a melhor parte como Maria fez. (Dê o exemplo da mulher que estava perdendo o esposo para outra e orava tão pouco nos cultos de oração.)

7.      (v. 15-16) Não era mulher pecadora. (I Coríntios 11:28, II Coríntios 13:5)

a.       Não adorava outros deuses

b.      Não era bêbada

c.       Era fiel (Ia anualmente para oferecer sacríficios conforme mandava a lei)

Encerramento: Faça o apelo de acordo com a direção do Espírito