>
 

Pessoas da BĂ­blia que Oraram

Número Dois

Salmos 99:6

 

I.                   Sansão Orou para Sua Força Voltar

Então Sansão clamou ao Senhor, e disse: Senhor Jeová, peço-te que te lembres de mim, e esforça-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.” (Juízes 16:28)

II.                Ana Orou para Ter um Filho

E votou um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atenderes para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. Porém Ana respondeu, e disse: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido: porém tenho derramado a minha alma perante o Senhor.” (I Samuel 1:11 e 15)

III.             Davi Orava e Confiava no Senhor

Não tem nesta referência uma palavra de oração de Davi. No entanto, existe nos relatos bíblicos amplas provas que Davi era um homem que buscava a Deus em oração. Davi inicia o Livro de Salmos dizendo: “Já estou cansado de meu gemido; toda a noite faço nadar a minha cama: molho o meu leito com as minhas lágrimas.” (Salmos 6:6) Ele chega quase ao fim do seu livro, também o fim da sua vida, vendo a longa história de vitórias após as lágrimas, lamentações e orações; escrevendo estas palavras: “Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.” (Salmos 126:5)  Ele, obviamente, aprendeu o valor da oração, e por isso se relata o seguinte em relação a uma vitória que ele buscou para seu povo: “Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada no mão.” ( Samuel 17:50)

IV.             Salomão Orou por Sabedoria

“A teu servo, pois dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal: porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?” I Reis 3:9)

Seguindo os passos do seu pai, Davi, Salomão faz uma petição a Deus e é respondido. Ele foi plenamente atendido, pois pediu sabiamente a Deus. Infelizmente não continuou durante os anos de reinado com o hábito de orar e buscar a Deus. Termina seu reinado com estas palavras após falhar a Deus, o povo de Deus e sua família: Vaidade de vaidades! Diz o pregador, vaidade de vaidades! é tudo vaidade.” (Eclesiastes 1:2) Nota com muita atenção a grande diferença entre as palavras das duas referências.

V.                Asa Orou Pedindo Vitória Sobre Seus Inimigos

“Asa clamou ao Senhor seu Deus, e disse: Senhor, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, Senhor nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão: Senhor, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem. E o Senhor feriu os etíopes diante de Asa e diante de Judá: fugiram os etíopes.” (II Crônicas 14:11-12)

VI.             Ezequias Orou Pedindo Vitória

“E orou Ezequias perante o Senhor, e disse: Ó Senhor Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra: tu fizeste os céus e a terra. Inclina, Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, Senhor, os teus olhos, e olha: e ouve as palavras de Senaqueribe, que enviou a este, para afrontar o Deus vivo.” (II Reis 19:15-16)