>
 

Pessoas da BĂ­blia que Oraram

Número Três

I Tessalonicenses 5:17

“Orai sem cessar.”

 

I.                   Eliseu Orou e o Menino Ressuscitou

“E, chegando Eliseu àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama. Então entrou ele, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor.” (II Reis 32-33)

II.                Jabes Orou, Implorou pelas Bênçãos do Senhor

“Porque Jabes invocou o Deus de Israel dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos amplificares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja aflito!...E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” (I Crônicas 4:10

III.             Josafá Orou, Pedindo Socorro

“Sucedeu pois que, vendo os capitães dos carros a Josafá, disseram: Este é o rei de Israel, e o cercaram para pelejarem; porém Josafá clamou, e o Senhor o ajudou. E Deus os desviou dele.” (II Crônicas 18:31)

Nota bem a cena descrita. Era desesperadora. Depois nota o que diz as escrituras: “...porém Josafá clamou, e o Senhor o ajudou.” Que grande diferença faz quando clamamos com sinceridade ao Senhor.

IV.             Manassés Orou no Meio da Sua Angústia

“E ele, angustiado, orou deveras ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais;...” (II Crônicas 33:12)

Nota que a oração foi acompanhada de humildade, muita humildade. Lembra-se que Deus não ouve os soberbos.

V.                Esdras Orou, Pedindo um Caminho Direito

“Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus para lhe pedirmos caminho direito para nós, e para nossos filhos, e para toda a nossa fazenda. Porque me envergonhei de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho, porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam para o bem, mas a sua força e a sua ira sobre todos os que o deixam. Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações.” (Esdras 8:21-23)

Nota bem que eles jejuaram para se humilharem diante de Deus, pediram direção no seu caminho, proteção sobre eles e seus bens, e demonstraram confiança no Senhor.

VI.             Daniel Orou com as Janelas Abertas

“Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava de fazer.” (Daniel 6:10)

Nota com interesse os seguintes itens da descrição das orações de Daniel:

·         Orava com as janelas abertas sem vergonha do fato que orava.

·         Orava não só uma vez, mais três vezes ao dia.

·         Mostrava sua humildade por se colocar de joelhos.

·         Não simplesmente orou uma vez, mais orava.

·         Da mesma forma dava graças a Deus apesar das suas condições: a) Na realidade era escravo nesta terra, b) servia num país e palácio dados ao paganismo, c) Estava sendo alvejado pelo decreto do rei.

·         Era seu costume orar desta forma, e não foi apenas algo que fez porque o cerco estava se apertando em volta dele.