>
 

Porque Orações Não São Ouvidas

 

Texto: Salmos 22:2

 

INTRODUÇÃO: Sem dúvida alguma uma das perguntas mais frequentes que recebo é por que Deus não ouve ou responde minhas orações. Creio que ninguém teria a coragem de dizer que tem todas as respostas a esta pergunta, mas certamente seria bom para todos nós considerarmos as seguintes colocações da Palavra de Deus. Certamente nenhum homem tem a capacidade de examinar o coração de outra pessoa. A Bíblia é clara em I Coríntios 11:28 que isto é a responsabilidade de cada pessoa. Só você, submisso a vontade de Deus, pode examinar seu coração. E, só você deve saber o que está errado, e deve procurar corrigir isto com Deus.

            Por que falo tanto acerca do que poderia estar errado conosco. Porque Deus é perfeito e não tem absolutamente nada errado com Ele e as decisões que Ele toma em relação a nós. Portanto, se nossas orações não são respondidas, somente podemos concluir que algo está errado conosco. Portanto ao ouvir esta mensagem, examine seu coração. Não julga seus pais, seu cônjuge, seu irmão, ou qualquer outra pessoa. Trate de examinar-se a si mesmo. Pede a Deus para lhe mostrar o que está errado com você. Sei que isto pode ser muito difícil para alguns, pois a coisa mais difícil, e quase impossível para alguns, é admitir seus erros, pecados, transgressões etc.

            Deus quer responder suas orações. Ele deseja ardentemente poder dar aos seus filhos o que eles realmente precisam. Mas, Ele exige determinadas condições de coração antes de nos atender. Quer ter suas orações respondidas? Sei que quer e precisa. Então, coloca tudo em dia com o Senhor e verá que Ele, com prazer, começará atender suas orações.

            Não esquece nunca que existe a possibilidade de três respostas para suas orações: Sim, não e espera um pouco. Sempre gostamos a primeira resposta na lista e muito queremos, como as crianças querem tudo que pedem. Mas, como nós sabemos o que é melhor para nossos filhos, Deus, nosso Pai celestial, sabe também o que é melhor para nós. Mas, como é difícil para nossos filhos aceitar nossas respostas negativas, é freqüentemente difícil para nós aceitar a resposta de nosso Pai celestial. Mas, vamos propor em nossos corações aceitar a vontade de Deus para nós e viver contente, sabendo que Ele está zelando por nós.

            Vamos explorar pelo menos sete das razões que poderão explicar por que algumas orações não são ouvidas nem respondidas:

 

I.                  Iniquidade Não Julgada

1.     Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido e me tem atendido a voz da oração.” (Salmos 66:18)

2.     “Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.” (Isaías 1:15)

3.     “O Senhor está longe dos perversos, mas atende à oração dos justos.” (Provérbios 15:29)

4.     “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós para que vos não ouça.” (Isaías 59:1-2)

 

II.               Incredulidade

1.     “...e tudo quando pedirdes em oração, crendo, recebereis.”

2.     “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.” (Tiago 1:6)

3.     “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, por quanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6)

 

III.           Amor Aos Prazeres

1.     “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.”

2.     “Sabe, porém, isto, nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo uma forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. (II Timóteo 3:1-5 – sublinhado nosso)

 

IV.           Orgulho, Arrogância, Soberba

1.     “Clamam, porém ele não responde, por causa da arrogância dos maus. Só gritos vazios Deus não ouvirá, nem atentará para eles o Todo-Poderoso.” (Jó 35:12-13)

2.     “O Senhor é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe.” (Salmos 138.6)

3.     “Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tiago 4:6)

 

V.               Indiferença

1.     Disse ainda: Toma as flechas. Ele as tomou. Então, disse ao rei de Israel: Atira contra a terra; ele a feriu três vezes e cessou. Então, o homem de Deus se indignou muito contra ele e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter feridos; então, feririas os sírios até os consumir; porém, agora, só três vezes ferirás os sírios” (II Reis 13:18-19)

2.     “Disse-lhes ainda Jesus: Qual dentre vós tendo um amigo, e este for procurá-lo à meia noite e lhe dizer: Amigo, empresta-me três pães, pois um meu amigo, chegando de viagem, procurou-me, e eu nada tenho que lhe oferecer. E o outro lhe responda lá de dentro, dizendo, Não me importunes; a porta já está fechada, e os meus filhos comigo também já estão deitados. Não posso levantar-me para tos dar; digo-vos que, se não se levantar para dar-lhos por ser seu amigo, todavia, o fará por causa da importunação lhe dará tudo o de que tiver necessidade. Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á, buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.” (Lucas 11:5-9)

3.     “Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer: havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário. Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me. Então disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo. Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? (Lucas 18:1-7)

 

VI.           Implacabilidade

1.     “E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.” (Marcos 11:25-26)

2.     “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns ao outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” (Efésios 4:32)

 

VII.        Negligência Da Palavra De Deus

1.     “O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.” (Provérbios 28:9)

2.     “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Salmos 119:11)

3.     “A boca do justo profere a sabedoria e a sua língua fala o que é justo. No coração, tem ele a lei do seu Deus; os seus passos não vacilarão.” (Salmos 37:30)

4.     “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam.” (II Samuel 22:31)

5.     “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.” (Josué 1:8)

6.     “Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmos 1:2)