>
 

O Toque Definitivo

 

            Ao analisarmos a importância de um simples toque, recebemos a ação do mesmo: a claridade ilumina instantaneamente ao acionarmos o interruptor de energia de nossa casa. A energia está ali, mas precisa alguém tocar. Máquinas, automóveis, aviões, foguetes podem ser acionados por apenas um toque nalgum botão. Existem mísseis suficientes, (que acionados) podem destruir a terra em pouco tempo. Basta que alguém, que cuida dos controles, aperte aqui e ali etc..

            Como vimos, com movimento quase impercepítivel, pode-se construir, destruir e exterminar. Relacionamentos importantes para o povo de Deus.

            Por exemplo, o povo de Israel, foi ordenado a não TOCAR nas coisas consideradas imundas: animais, pessoas, sacrifícios etc... O apóstolo Pedro recusou muito, até que o Espirito Santo, o convenceu  a tocar em certas coisas que eram imundas, mas agora santificadas, purificadas, e analisando de outro lado ângulo, este sim, totalmente espiritual notamos: a necessidade que tem cada individuo, mesmo cristão, de tocar de uma maneira especial em Deus, para poder encarar determinadas tarefas. Sabemos que Deus, faz, chover e ter sol, sobre os bons e os  maus. Por outro lado, ele busca entre os bons (justificados) aqueles que vão querer ouvir sua ordem. Para que isso aconteça, as vezes é necessário, mesmo sendo crente, ter uma experiência muito exclusiva com Deus, aquilo que podemos achar de TOQUE DEFINITIVO.

            Tomemos por exemplo o caso de  Isaías 6:1-9. O profeta, no capitulo 6 de Isaías, a esta altura já estava a algum tempo no ofício espiritual de profetizar e certamente era um homem que procurava  viver segundo a vontade de Deus, no meio do povo iníquo. Conhecia a palavra de Deus; profetizava e se cumpria o vaticínio. Mas não há nada como a presença de Deus tocando profundamente uma pessoa. Os querubins do altissímo  estacavam ali no templo, emanando um pouco da glória de Deus . É admirável insensatez de Isaías: "... ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei!" Por maior que sejamos e por mais que tenhamos feito, a presença de Deus sempre quebrantará aquele quetiver desejo de ser espiritual. O que, diga-se de passagem, reflete-se na atitude de Isaías: Reconheceu falhas próprias em primeiro lugar, depois as do povo. "Tira primeiro o argueiro do teu olho".

            Aqueles serafins não vieiram até ali por acaso. Havia um propósito, como de fato há quando Deus, direta ou indiretamente se manifesta. E, desta vez, numa missão muito particular, a determinação era tocar em alguém  e esse alguém foi o próprio Isaías. No versículo 6 e 7 lemos: " ... Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado." No versículo 8 lemos: "Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim."

            Sim Deus havia tocado Isaías como nunca antes. Agora, ficaram para trás dúvidas, indecisões, o olhar para sí mesmo, para os outros. Olhava só para aquele cuja glória enche os céus e a terra.

            Muitas vezes, talvez tinha tido vontade de dar um sim, mas faltou-lhe coragem. Estava no templo. Mas além do ritual não havia nada de extraordinário, o que por sua vez  o deixava retraído, pois Ele sabia que habitava no meio de um povo de impuros lábios . E portanto, conhecendo a Palavra de Deus como profeta, era necessário pregar. Agora o momento definitivo havia chegado e, tocado por Deus dizia: ENVIA-ME A MIM.

            Paulo diz em Romanos 12: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos..." Procuremos não viver de uma forma ritualística, visitando o templo, contemplando a iniquidade sem nasa fazer. Busquemos o Senhor até sermos tocados intensamente pelo fogo, pelo pai das luzes e só assim poderemos dar uma boa resposta positiva as perguntas do Senhor: A QUEM ENVIAREI? E QUEM HÁ DE IR?

"DEIXA DEUS TOCAR EM TI"