>
 

A Primeira Lição Graça Ensina

 

 

            Alguns escolham por colocar palavras na boca da Graça. Eles ligam ela com algumas coisas com as quais ela nunca foi ligada. Parece que eles trazem o nome Dela a tona cada vez que um dedo acusador da Palavra de Deus é apontado na direção deles. Eles usam a graça como fosse o cartão de um jogo popular que deixa "sair da cadeia livre", achando que esse suposto cartão da vida desculpará todos os pecados e delitos deles.

            Talvez nós precisamos de olhar para as coisas que a Graça ensina e o que ela não ensina. A maioria de nós poderia usar uma compreensão mais clara acerca do que a graça diz e o que ela não diz. Nós precisamos saber também o que ela faz e o que ela não faz.


O Que Alguns Pensam Que Graça Diz, Mas O Que Ela Jamais Diria:

1. Faça o que quiser, pois está tudo bem.

2. Todo tipo de comportamento é aceitável nestes dias modernos de hoje. Este é um novo dia.

3. Viva como você quiser, porque Deus deixará tudo passar. Afinal das contas estamos sob a graça.

4. Não há mais restrições.

5. Você não é limitado e preso por normas. Não está mais debaixo da lei.

6. Somente um legalista e ultra-conservador iria lhe dar uma lista do que não pode fazer.

7. Deus não olha na parte externa. Ele só olha para o coração. 


O Que A Graça Realmente Diz:

Tito 2:11-14: "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança o e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador  Cristo  Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras." Esta passagem deixa muito claro que a participação das coisas mundanas, como anteriormente, não é para ser mais a norma dos que foram regenerados pelo sacrifício de Cristo.

 

Esta É A Primeira Lição Em Nossa Experiência Cristã Que A Graça Nos Ensina:


I. O Que É Para Renegar, Renunciar E Abandonar:

  1. Renunciar à impiedade.
  2. Renunciar as paixões mundanas.

II. Como viver

1.      Retamente

2.      Sobriamente

3.      Piedosamente

 Os iletrados nas Escrituras, acham que são justificados pela graça em sua carnalidade, e tornam a graça de Deus em lascívia (sensualidade, luxúria).

Lascívia (adjetivo) = Qualidade ou caráter de lascivo, propensão para a luxúria, sensualidade, lubricidade, caráter do que está marcado pela sensualidade ou do que produz a propensão para a sensualidade, impudicia.

Luxúria (substantivo feminino) = Comportamento desregrado com relação aos prazeres do sexo, Lascívia, concupiscência.

Sensualidade (substantivo feminino) = Inclinação pelos prazeres dos sentidos, voluptuosidade, propensão exagerada para os prazeres do sexo, lubricidade, volúpia, lasciva, sensualismo, estado ou caráter, do que é dominado ou não controla os mais primitivos apetites ou emoções corporais, gratificação obtida pela estimulação dos sentidos.

            Judas 4 "Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo."
            É muito interessante e assustador notar que poucos anos depois do santo ministério de Jesus e a descida do Espírito Santo (também santo) sobre a multidão no Dia de Pentecostes que deu início a Igreja Primitiva, que o mundanismo e libertinagem estavam já levantando sua cabeça e se introduzindo na Igreja. Judas esclarece que isto estava transformando a graça de nosso Deus em libertinagem.

Libertinagem (substantivo feminino) = Liceniosidade de costume, conduta de pessoa que se entrega imoderadamente a prazeres sexuais, a prática do libertino, irreverência com relação a dogmas e crenças oficialmente aceitos, especialmente no que diz respeito à religião e às suas práticas, insubmissão, indisciplina.

            Eles distorcem (alterar o sentido, intenção, torcer, desvirtuar) o real significado da Graça para tentar justificar os atos de sua carne e seus desejos carnais. Quem faz isto demonstra tão claramente que não entende ou não tem a intenção de obedecer I João 2:15-17: "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;  porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente."

            As coisas que defini acima do Dicionário Housiss claramente pertencem ao mundo que como João declarou pertencem ao mundo. Veja João 5:18-19: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca. Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno." Foi justamente deste mundo dominado por satanás que Deus chamou seus escolhidos. Os membros da Igreja de Cristo foram chamados para fora do mundo e Deus nunca jamais pretendia os salvar estando ainda nos seus pecados e rebelião com Ele e os princípios que estabelecu para sua Igreja. Veja o aparecer de Pedro em I Pedro 2:9-10: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes o daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia."

            Pedro compara aqueles que se desviam da verdade e que voltam a praticar os atos e pecados do passado da seguinte maneira que parece uma comparação cruel, mas será que Deus não vê da mesma maneira? "Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal. (II Pedro 2:22)

            Quem afirma que Graça seja seu Mestre aprende primeiro a negar tudo o que é impuro, ímpio e lascivo, e depois recusa a deixar que essas coisas tenha acesso ao seu coração. Se eles dizem e afirmam que a graça é seu Mestre, e fazem o que ela ensina, eles viverão justos, sóbrios, e piedosamente neste mundo, jamais se entregando novamente às paixões mundanas que antes serviam.

Martin Ballestero - Traduzido e Adaptado por Philip D. Walmer