>
 

Santidade Dez Normas PrĂ¡ticas

1.      Evite a aparência do mal. Mesmo que alguma coisa não seja má, em si mesma, se pode ser mal interpretada, evite-a (I Tessalonicenses 5:22).

2.      Quando em dúvida a respeito de alguma coisa, não a faça. "Tudo o que não provem de fé é pecado" (Romanos 14:23, veja, também, Tiago 4:17).

3.      Demonstrações populares e maneiras desordeiras não são cristãs (Romanos 13:13). Se não concordarmos com algo, devemos demonstrar nossa oposição de modo Cristão, ordeiro e controlado.

4.      "Se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos de . sua própria casa, tem negado a fé,  e é pior do que ao descrente" (I Timóteo 5:8).

Determinado trabalho pode estar abaixo de sua posição, mas se você precisa de um empregm e esse é o único à disposição, para sustentar você e sua família com honestidade, então, aceite-o e trabalhe. Pode ser contra o costume um pastor cuidar de um jardim, fazer um trabalho braçal ou algo que o ajude financeiramente enquanto trabalha para Deus, mas Paulo fabricava tendas para sustentar-se e a seus auxiliares, quando tinha necessidade de dinheiro. Naturalmente, a vontade de Deus é que o ministro devote todo tempo possível ao ministério, e se a igreja puder sustentá-lo, não deve ter outro ofício. Entretanto, não há nenhuma passagem que afirme ser errado um ministro trabalhar com as próprias mãos.

O que realmente É errado é um Cristão não provindenciar para as necessidades de sua família.

5.      Seja um exemplo, primeiro ao crente (I Timóteo 4:12). O crente sabe o que Deus espera de nós - como devemos agir, vestir e falar. É sempre mais fácil ser um exemplo para os infiéis porque eles, geralmente, não sabem o que Deus quer e espera. Seja um exemplo para os crentes, na palavra, na conduta, no amor no espírito, na fé e na pureza. Por exemplo: não grite com os outros, não insulte, não saia zangado de uma reunião, nem mostre maus modos -especialmente na presença de não crentes.

6.      Nesses últimos dias as pessoas não gostam de um pregador de doutrinas (II Timóteo 4:2-4). Querem amor e bênçãos mas, muito frequentemente, não querem ouvir a verdade a respeito do pecado, da salvação e da santidade. Eles "não suportarão a sã doutrina", mas se desviarão da verdade e se entregarão às "fábulas", mais do que a palavra de Deus, escrita ou falada. Sentirão "coceira nos ouvidos e que lhes satisfarão a própria cobiça”. Ministros, não se entreguem a este espírito. Pastores, não tentem agradar aos homens, mas a Deus. Santos, não permitem a si mesmos serem apanhados nessa atitude dos últimos dias. Ela roubará de vocês o desejo da santidade e sua sensibilidade à voz de Deus.

7.      Quando alguém tagarelar a respeito de outra pessoa, detenha-o. Diga-lhe: "Você está falando a respeito de meu irmão. Ele é membro de nossa família - a família de Deus". Somos membro de um só corpo. Quando um membro é ferido, todos nós somos feridos. Como podemos caluniar ou falar mal uns dos outros? Em vez de fofocar, a Bíblia nos diz para pensar em coisas que são verdadeiras, honestas, justas, puras, amorosas, de boa reputação, virtude e louvor (Filipenses 4:8).

8.      Se alguém tem alguma coisa contra você, vá até ele, sem rodeios. Se um mexeriqueiro contar a você que alguém não gosta de você, ou tem algo contra você, procure a pessoa diretamente e esclareça o assunto. Antes de se apresentar a Deus, você deve encontrar essa pessoa e falar com ela. Este é o modo bíblico (Mateus 5:23-24). O modo carnal é para a retaliação - tratar o mal com o mal.

9.      Não sejamos, jamais, culpados de trair ou desencorajar nossos irmãos no Senhor. José foi traído por seus próprios irmãos. Moisés foi desencorajado por seus companheiros israelitas. Jesus morreu entre Seus amigos, traído negado e abandonado por aqueles que estavam mais próximos dele. Muitos de nós não sentimos desanimados por causa da perseguição do mundo, mas perdemos a coragem, muitas vezes, pela falta de atenção de um "irmão". É verdade que se alguém está vivendo em pecado, os líderes da igreja tem o dever de repreendê-lo. Muito frequentemente, entretanto, há na igreja aqueles que estão apenas achando faltas. Esse tipo de pessoa encontra falhas em tudo. Geralmente ele próprio não está fazendo nada, e se sente culpado ou enciumado. Pensa que ninguém pode fazer nada melhor do que ele. Não desanime os santos encontrando, constantemente erros, adotando uma atitude de superioridade, ou por sua relutância ao trabalho. Ao contrário anime-os as palavras:"Jesus logo virá" (I Tessalonicenses 4:18).

10.  Deseja mais as coisas espirituais, se você está trabalhando para Deus, alegre-se com o estado físico em que se encontra. Não se preocupe com posses, modas ou luxos do mundo. "Porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação" (Filipenses 4:11).