>
 

Eu Vi Também

            "No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo." (Isaías 6:1)

            Minha esposa e eu lemos o versículo acima durante nosso devocional esta manhã, mas em outra versão da Bíblia. Lá nossa atenção foi levada a uma palavra que não se encontra em nossas versões da Bíblia em Português. Esta foi a palavra "também". Portanto assim se lia: "Eu vi também o Senhor." Deus enfatizou esta outra palavra, "também," para mim e deste pensamento saiu o devocional abaixo.

            Sem dúvida alguma era uma época muito ruim para Israel. A nação estava no pecado, pecado muito profundo. Idolatria, feitiçarias, adivinhação, profetas falsos, encheram a terra e o cúmulo de tudo era que a nação, de modo geral, tinha abandonada a Casa de Deus e as atividades da mesma. Era uma época desesperadora e de trevas espirituais sobre a nação. No entanto, a maioria continuava com suas vidas, negócios e religiões como nada estivesse errado, com uma atitude de que tudo estava em perfeita ordem.

            O profeta, Isaías, um cidadão da nação, estava perfeitamente ciente de que acontecia, e sendo que era homem cujo coração estava voltado para Deus, ele, sem dúvida estava muito preocupado. Ele via tudo que desagradava a Deus, e estava semelhantemente aborrecido no seu espírito. Sua chamada para ser profeta abriu mais ainda seus olhos acerca das coisas que desagradavam a Deus com seu povo escolhido.

            De repente o rei Uzias morreu. Uzias tinha reinado por 52 anos sobre Israel e foi considerado um dos melhores da nação. Mas agora, ele se foi. Sua influência também se foi. Se a situação era precária antes, agora é pior, pois o rei morreu. Ninguém sabia como o novo rei selecionado seria. A questão se ele seria uma influência boa ou má era um enigma. Questões estavam nos corações de todos que temiam a Deus com sinceridade. Não havia garantias que ele seria o desejado líder espiritual que Israel necessitava. Ele foi selecionado pelos homens e não por Deus, portanto as chances dele ser um homem segundo o coração de Deus eram de fato duvidosas.

            No meio desta tragédia nacional e o vácuo de liderança, Isaías faz a coisa certa. Ele vai à Casa do Senhor. Sua mente estava cheia de todas as coisas que estavam erradas com sua nação e seu povo. Desespero enchia seu coração e até a alma. Então, ele vai à Casa do Senhor. Que maravilhosa decisão e inspiração!

            Enquanto ele aproximava-se do Senhor na Sua casa, ele declara: "... Eu vi também o Senhor..." Ele viu todos os problemas com sua nação e com seu povo. Ele foi desafiado por estes problemas. Seu coração e alma foram profundamente perturbados com tudo que via, mas agora ele diz: "... Eu vi também o Senhor..." Ele não mais via apenas os problemas e devassidão da sua nação, mas agora ele viu o Senhor.

            Não há dúvida que você de igual modo vê todos os problemas da sua nação. Você vê o pecado, a depravação, o espírito amoral que tem varrido a nação de norte ao sul. E, não é só isto,  que vê, mas também seus desafios financeiros, sua enfermidade, sua pobreza e as perdas que tem sofrido. No seu horizonte não aparece outra coisa a não ser desolação, e talvez trevas espessas. Sua fé tem sido desafiada, ou talvez falhasse e sua voz tem se juntada com tantos outros enquanto considera problemas aparentemente sem solução e diz agonizantemente: "Onde está Deus?"

            Tem sido reportado recentemente que a assistência nas igrejas tem caído em todo lugar. Muitas igrejas sofrem dificuldades se não impossibilidade para manter seus prédios, pagar salários e outras despesas devido à falta de renda, enquanto outras têm fechado suas portas definitivamente. Nesta era de decadência moral e desastre nacional generalizado seria normal pensar que as portas das igrejas estariam abarrotas de frequentadores que voltariam a Deus na hora da sua necessidade. Mas parece que exatamente o oposto seja o caso.

            Prezado leitor, eu sinceramente espero e oro que você não é um dos ausentes da Casa do Senhor. Eu desejo profundamente ver você entrar na Casa de Deus enquanto busca Deus nesta hora de grande necessidade pessoal e nacional. Talvez a porta não seja a porta física de um prédio, pois pode ser a porta de oração pela qual você entra até a presença do Senhor. Sou confiante que você achará seu caminho à presença de Deus, e que junto com Isaías verá "... o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo" [Sua presença enchendo sua vida que é o templo de Deus].

            Minha oração nesta hora de crise, desastre nacional, desastre moral e etc. é que Deus achará você na Sua Casa com um coração aberto, desejoso para vê-Lo, sentir Sua presença, e para ter o templo do seu coração enchido com Seu poder e presença. Depois de uma visita a esta Casa de Deus, você pode ser uma pessoa mudada, sua iniquidade pode ser purificada e você pode ser possuído de poder, não apenas para tolerar a situação pecaminosa da sua nação, mas para ser uma voz positiva em prol do juízo e justiça divina no seu dia, e no seu lugar.

Philip D. Walmer