>
 

Apressa-Te E Desce

Texto: Lucas 19:1-9

 

Introdução: A Escritura declara que Zaqueu sendo de pequena estatura, correu e subiu em uma árvore de sicômoro para ver Jesus, pois Ele estava para passar por aquele caminho.  Enquanto ele permaneceu em cima na árvore, 1) Jesus não podia o alcançar; 2) Não podia o tocar; 3) Não podia ter comunhão com ele. Em que árvore você está?

I.         Desce Da Árvore De Criticismo

1.           Tiago disse que a língua é um fogo – um mundo de iniquidade – é fogo do inferno que ataca. (Tiago 3:5-6)

2.           O criticismo leva ao ódio, à inveja, à discussão e muitas vezes ao assassinato.

II.        Desce Da Árvore De  Sonolência

1.       Esta é uma das piores doenças que a igreja está enfretando hoje. (Amós 6:1 e Apocalipse 3:16) Vamos trabalhar enquanto ainda é dia. (João 9:4)

III.      Desce Da Árvore Do Orgulho

1.             Muitos se acham importantes, de posição elevada e poderosos. (Provérbios 16:18)

2.             Muitos gostam de fingir que são aquilo que realmente não são. Lembra-se, o orgulho vem antes da destruição. (Jó 38:11 e Ezequiel 24:25)

IV.      Desce Da Árvore De Egoísmo

1.       Governadores, políticos e homens de negócios são frequentemente interesseiros, mas a coisa que revolta o coração de Deus é o egoísmo do Cristão e demais frequentadores das igrejas. (Veja a atitude de Cristo: Mateus 20:28.)

2.       Muitos dos planos e programas dos homens incluiem eles mesmos, mas exclui todos os outros. Tristemente, muitos não tem tempo para as coisas espirituais.

V.        Desce Da Árvore Da Deslealdade

1.                  A deslealdade para com os votos e compromissos à igreja.

2.                  A deslealdade para com os dízimos, ofertas e demais obrigações financeiras com a igreja.

VI.      Desce Da Árvore De Um  Espírito Implacável

1.                   Bíblia ensina para amar uns aos outros. (I João 4:2)

2.                  Se seu irmão tem alguma coisa contra você, deixa sua oferta no altar, vai e se reconcilie com ele. (Mateus 5:23-24)

VII.     Desce Da Árvore De Pecado

1.       Não há dúvida que alguns estão nesta árvore apesar das muitas chamadas de Deus. Não se esquece que o Livro de I João foi escrito à Igreja e diz no primeiro capítulo, nos versículos 7 e 9: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado... Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

2.       O perigo de ficar na árvore é grande demais, pois a carne não quer se desfazer das obras da carne e do pecado.

3.       A morte e o juízo são muitos certos. (Hebreus 9:27)

4.       A volta de Jesus é muito próxima.

5.       O juízo final está às portas, e cada um ficará responsável por si mesmo. Veja com atenção ao versículo que segue: “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este.” (Ezequiel 18:20)