>
 

A Vinda do Senhor

            Ao voltar para definitivamente os Estados Unidos trouxemos móveis, ferramentas e outras coisas de uso particular. Também veio nossa biblioteca pessoal que era composta de aproximadamente oitenta caixas de livros e documentos. Tem sido um trabalho duro para separar tudo, pois estamos guardando determinados livros e documentos, outros estamos doando para a biblioteca do Christian Life College (um seminário local), e ainda achamos no meio de tudo alguns livros que não valem mais nada, os quais nós estamos descartando permanentemente.

           Entre os livros que são destinados para extinção há livros que usamos para estudar a profecia no seminário no final dos anos cinquenta e início dos anos sessenta. Sem desmerecer os trabalhos dos autores é necessário dizer que contemplar o que foi proposto há sessenta anos, se tornou piada hoje, motivo de riso, pois o mundo mudou tanto que é fácil ver que nada do que foi proposto chegou perto da realidade que vivemos hoje.

            Durante os anos do meu ministério foi me pedido várias vezes para lecionar acerca de Daniel e Apocalipse, entre outros textos, acerca das coisas dos últimos tempos e a vinda do Senhor. Sempre foi muito cauteloso neste respeito, pois já via as rápidas mudanças na política do mundo e a desatualização de fatos considerados quase imutáveis. Simplesmente não quis me posicionar dogmaticamente para depois ver que eu estava redondamente errado. Sempre vi meu trabalho pastoral como um de preparar o povo para a vinda do Senhor e não o de tentar adivinhar com precisão a data do Seu retorno para a igreja.

           Por exemplo, no ano de 1988 alguém escreveu um livro titulado "88 Razões Por Que Jesus Voltará em 1988. Quando não aconteceu como o autor previu, ele admitiu um erro e escreveu um adendo "89 Razões..." Bem, sabemos que não aconteceu e isto foi o fim da história por alguns anos. No entanto, outro homem, tido como pastor iluminado, profetizou o retorno do Senhor em certa data que novamente não aconteceu. Remarcou a data, deixou o mundo em alvoroço, mas finalmente, como os demais, caiu totalmente no descrédito.

           Uma simples leitura da Palavra de Deus iluminaria qualquer um acerca da idiotice de aventurar-se nesta areia movediça.  Vamos ver o que as Escritura ensinam acerca deste assunto:

          "Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais; eis que ele está no interior da casa, não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. (Mateus 24:23-27)

           "Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai." (Mateus 24:36)

          Apesar destas instruções tão claras, os discípulos ainda tiveram a petulância de indagar Jesus acerca destas coisas apenas alguns dias depois. Agora, Jesus esclarece melhor ainda, e estas palavras devem ressoar dentro de nossas cabeças e corações quando ouvimos alguém tentando predizer a data da volta do Senhor: "... Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. (Atos 1:7)

          Não há dúvida que há muitos sinais do final dos tempos. Assim existe a tentação de tentar predizer algo acerca do momento em que Jesus há de arrebatar sua Igreja. Não caia, no entanto nesta tentação, pois em vez de trazer mais crédito para o Evangelho traria mais descrédito, pois alguém jamais acertará o dia glorioso do Senhor.

          Como em nenhuma geração antes, nós estamos vendo o cumprimento das profecias da Palavra de Deus. Diante destas coisas o que deve de ser a atitude dos que têm fé na volta do Senhor e o arrebatamento da Igreja? "Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, por que a vossa redenção aproxima." (Lucas 21:28) Nota o que devemos fazer quando estas coisas "começarem a acontecer". A passagem não diz que o Senhor vem naquele momento quando as profecias começarem a se cumprirem, mas é para o crente se exultar e levantar a cabeça do desanimo e tristeza, pois a redenção está se aproximando. Não chegou ainda, mas está chegando e isto dá motivo de exultação.

          Leia I João 3:1-2 que fala acerca da manifestação de Jesus Cristo no final dos tempos. Depois, João esclarece o que as pessoas com esperança na volta do Senhor devem fazer: "E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro (v. 3) Cada pessoa que tem a esperança da vinda do Senhor tem o dever de purificar a si mesmo. Não é Deus que há de fazer esta obra, mas a própria pessoa procurará se separar mais e mais do mundo, deixando de lado os prazeres, costumes, pecados e as semelhanças com o mundo para esperar a vinda do noivo, como as cinco virgens sábias. (Mateus 25:1-13) "Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora." (v. 13)

          Outra verdade importante notar de I João 3:3 é que a pessoa com esperança da volta do Senhor deve se purificar. No entanto, esta obra não pode ser efetuada de acordo com a definição própria do que é pureza, nem a opinião de algum pastor ou organização eclesiástica. A pureza que deve ser almejada e alcançada pelo poder operante de Deus dentro da pessoa é a pureza de Cristo ("assim com ele é puro").

         Assim, num estado de expectação, preparação, atenção, fé e pureza a pessoa aguarda a vinda do Senhor. Neste estado de preparação não importará quando o Senhor voltará, pois estará sempre pronta para subir com O Senhor nas nuvens da Sua glória. Ao longo de quase vinte séculos, pessoas têm vivido num estado de preparação continua. Elas morreram na fé, mas morreram com a fé que nem a morte pode os separar deste evento glorioso; que naquele dia de acordo com a Palavra de Deus elas também levantarão para participar da glória que Deus preparou para seus fieis seguidores.

          Prepare-se, pois Ele logo vem e em uma hora que jamais imaginamos!

Philip D. Walmer