>
 

Detalhes

            Uma das coisas que a era de informática tem ensinado para os usuários é que é necessário prestar muito atenção aos detalhes. Por exemplo, mudando apenas uma letra, um ponto ou outro símbolo de um endereço de e-mail faz com que a mensagem jamais seja entregue ao seu destinatário. Exatidão é absolutamente essencial para o bom funcionamento para o envio de mensagens via e-mail.

            Na preparação de remédios a exatidão é essencial, e cada pessoa obrigada usá-los para manter a saúde ou corrigir problemas existentes, depende deste cuidado da parte do fabricante. Caso a dosagem seja aquém do requerido, simplesmente não produzirá o efeito desejado, e caso for uma dosagem além, pode piorar o estado de saúde ou causar efeitos colaterais indesejáveis e até a morte.

            Cientistas que trabalham com a exploração do espaço também são obrigados lidar com a exatidão. Para eles não existe o "está bem assim". Ou é exato ou simplesmente não dará o resultado desejado. Um erro bem simples pode resultar na perda de altos valores e também na perda de valiosas vidas humanas. Se o ângulo da trajetória do foguete seja apenas poucos milésimos de um centímetro fora no ponto de partida, o resultado milhares de quilômetros espaço adentro será de que o foguete errará por muitos quilômetros o destino almejado.

            A matemática exige a exatidão de igual modo. A mudança de uma vírgula pode mudar seu salário de R$1000,00 para R$100,000. Existe o mesmo número de algarismos, mas a mudança da vírgula reduziu o valor original para apenas 10% do que era.

            Atenção à exatidão é absolutamente essencial na matemática, biologia, química, astronomia, física, medicina, entre muitas outras áreas das ciências. Devemos, então, questionar por que é que muitos, de fato, a grande maioria das pessoas, acha que esta exatidão não pode, nem deve entrar na questão de religião, isto é, de fé e salvação. Pelo que se vê e ouve, parece que apenas crer de qualquer forma e em qualquer Deus basta para providenciar a salvação da alma. Pergunto, então: Por que Deus que criou a natureza com tanta exatidão deixaria a questão de fé para a definição de qualquer pessoa, motivada por qualquer razão, determinar como bem entende do seu ponto de vista o que é necessário para a salvação da alma? Deus que determinou que a velocidade da terra em suas voltas ao sol levaria exatamente 365 dias e 6 horas (eis a razão pelo ano bissexto de 366 dias a cada quatro anos) deixaria o plano de salvação para a determinação de homens falhos e dotados dos resultados do pecado original? Acredito, que não!

            Atenção aos detalhes da Palavra são essenciais à sua salvação. Falei recentemente em um devocional que foi publicado esta semana no site www.simfiel.com.br que meu pai foi rigoroso professor da leitura bíblica, corrigindo-me quando eu não prestava atenção às palavras, pontuação e pronúncia das palavras. Isto me serviu bem no decorrer destes anos, e abriu mais e mais a minha compreensão das Sagradas Letras. Vamos ilustrar isto com Romanos 8:31:

            "Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?"

            O problema com a leitura e compreensão normal é que a última parte deste versículo é comumente usada em forma de uma declaração, quando na realidade é uma pergunta. Esta leitura errada faz com que as pessoas fazem uma declaração quando Deus induziu o escritor desta passagem fazer uma pergunta. Agora, isto pode não criar um caos doutrinário tão grande, mas há outros casos quando a leitura bíblica errada cria até doutrinas totalmente erradas, tornando as Palavras Sagradas em mitologia e paganismo. Exemplo:

            "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6) O erro comum que ocorre na citação deste versículo é que o verbo "vir" é trocado pelo verbo "ir".  Desta forma a citação comum deste versículo é: 'Ninguém vai ao Pai', quando o versículo realmente diz: 'Ninguém vem ao Pai'. Desta forma, é aberta uma questão acerca do ser de Deus. Há, como diz em Deuteronômio 6:4, um só Deus manifestado em várias manifestações ou mais de um Deus como alguns teólogos têm ensinado erroneamente ao povo? "Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor."

            Como em todas as ciências, detalhes são importantes na leitura e estudo da Palavra de Deus. Sua salvação e crescimento espiritual dependem da leitura da Palavra de Deus. No entanto, sem dar atenção aos detalhes, é possível, como tem acontecido com muitos, tirar conclusões totalmente erradas, levando as pessoas à perda de muitas bênçãos e talvez até da salvação. Como professor bíblico durante muitos anos, pedi para meus alunos ler determinadas passagens bíblicas. Após a leitura pedi para eles explicarem a passagem. Frequentemente não podiam, pois a leitura feita sem observar a pontuação não permitiu um claro entendimento da passagem. Assim há pessoas que leem a Bíblia, mas sem compreensão, tornando-se a leitura bíblica inútil para eles.

            O Evangelista Felipe foi conduzido por Deus para deixar uma grande campanha evangelística em Samaria para ir ter com um "etíope eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro..." (Atos 8:27) Quando Felipe se juntou ao carro deste homem, ele lia as Sagradas Escrituras. Felipe o indagou se ele entendia o que estava lendo. O etíope respondeu: "Como poderei entender, se alguém não me explicar?" (v.11) Devemos entender que este homem não era um leigo ou analfabeto, mas alto e inteligente oficial do governo. Ainda com isso não entendia as Sagradas Escrituras, porém necessitava de um instrutor cheio do Espírito Santo.

            Cumpre-se em nossos dias a profecia de II Timóteo 4:3-4: "Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina, pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas."

            Ao escolher alguém para nos instruir na Palavra de Deus temos que ter a certeza que esta pessoa é habilitada para instruir. O instruído deve ter um desejo para realmente ouvir a verdade, ainda que esta fira os princípios pelos quais tem vivido anteriormente. Enquanto há vontade de ouvir apenas o que agrada a carne e os desejos carnais, a verdade não poderá fazer sua obra de libertação e salvação. Contudo é o caso de centenas de milhares de pessoas em volta do mundo hoje.

            Não pode jamais escolher apenas o que agrada. João 17:17 declara: "... a tua palavra é a verdade." Não diz que a Palavra é uma verdade, assim abrindo leque para outras verdades, mas a Palavra é a (única) verdade. Tem que ter vontade de ouvir a verdade, ainda que esta vá contra os pensamentos do mundo e determinadas religiões e o ensinamento de algumas ditas igrejas.

            Lembra-se: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."

             Seja leitor da Palavra de Deus, mas um que presta atenção aos detalhes para poder aproveitar ao máximo as Escrituras que "podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus" (II Timóteo 3:15)

Philip D. Walmer