>
 

Muito Pesado No Julgamento

Uma velha lenda árabe conta como um príncipe con­fiscou, injustamente, uma pequena área de terra per­tencente à pobre viúva, e a incorporou às suas pro­priedades.

A indefesa e humilde mulher, despojada do único bem que possuía, apresentou queixa ao juiz da província.

Essa autoridade revelou simpatia e compreensão pelo caso, mas ficou embaraçada em ter que condenar o rico e poderoso príncipe, que governava o distrito.

Todavia, o resoluto juiz tomou uma decisão corajosa: procurou pessoalmente o prínicipe, levando um grande saco, o que causou espanto ao arbitrário tira­no.

O juiz pediu, então, para encher o saco com areia do jardim do palácio, após o que, solicitou ao prínci­pe que o ajudasse a colocar o mesmo em seus ombros.

O nobre logo protestou, declarando que o saco era demasiado pesado para ser transportado por um homen?.

- Este saco - retrucou firmemente o honesto juiz - que Vossa Alteza considera tão pesado, contém apenas uma ínfima quantidade da terra que foi espoliada de uma pobre viúva.

E prosseguiu: - Já imaginou, respeitável príncipe, o que ocorrerá no dia do juizo, quando Vossa Alteza for obrigado a suportar o peso da terra contida em to­da a área confiscada?

O governante, envergonhado da torpe ação praticada, determinou, imediatamente, a devolução da terra anexa­da aos seus domínios de uma maneira despótica!