Cuidado Com A Critica
Cada domingo cedo eu ia para a casa do Senhor, a fim de assistir a Escola Dominical. O professor de minha classe era um homem de idade, homem simples. Mas eu gostava dele.
Certo dia eu ouvia uma conversa que meus pais tiveram entre si, que eu não deveria ter ouvido. Meu pai disse a mamãe: "Professor João é um homem bom e de bom testemunho, mas é uma pena que ele tem tão pouca capacidade. Não serve para ser professor de Escola Dominical." Aquele era justamente o meu professor.
Naquele momento quebrou algo dentro de mim que somente muitos anos mais tarde pode ser consertado. Desde aquele dia eu olhei o meu professor de modo diferente. E logo perdi o gosto de ir a Escola Dominical. Alguns anos mais eu abandonei a igreja. Uma pequena crítica quase conseguiu destruir a minha vida.
Querido irmão e querida irmã. Vocês tem o costume de criticar na presença de seus filhos alguém de sua igreja? O professor da Escola Dominical, um diácono, seu pastor, algum dos membros? Saiba que com isto pode estragar muito e quantos pais não sabem depois, porque seus filhos não querem mais ir à igreja. Ficam se perguntando não se interessam mais pelas coisas de Deus.
Arrependa-se deste pecado de crítica e peça perdão a Deus. Mas seja sincero e peça também perdão a seus filhos. Quem sabe o irmão poderá ainda salvar alguma coisa nas vidas deles.
É muito fácil criticar. Quase não requer esforço nenhum. Todos são dotados com a capacidade de criticar. Ajudar é mais difícil, requer mais esforço, portanto muitos criticam em vez de ajudar.
O próprio Cristo não veio ao mundo para julgar, mas para ser uma luz. João 3:17. Sendo que somos Cristãos (pequenos Cristos) a Bíblia diz que devemos andar nos próprios passos de Cristo. I Pedro 2:21. Se ele sendo Deus encarnado não ousou criticar e julgar. Como podemos então ter a coragem de criticar e julgar outros seres igual a nós. Nisto, frequentemente erramos.
Jesus foi bem claro nas suas instruções para nós em Lucas 6:37 "Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados." Todos nós desejamos as bênçãos do Senhor em nossas vidas. É no seguir das ordenanças do Senhor, portanto, que viemos a ser realmente abençoados.
Há vezes que usamos pouca misericórdia para com nossos irmãos e outros conhecidos. Devemos lembrar o que Jesus nos fala em Mateus 5:7 "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia". Pode ser que hoje andamos não precisando de misericórdia, mas, será que amanhã poderemos tropeçar e precisar a misericórdia de nossos irmãos ou familiares?
É sempre bom lembrar o conselho ou advertência de Gálatas 6:7 "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." Vamos semear o bem e obras boas, para poder mais tarde comer de um gostoso fruto.
"Prefiro as lágrimas de não ter vencido, do que a vergonha de não ter lutado."
Pr. Philip Duane Walmer