O Misterioso Caso do Poder Desaparecido
Certa igreja em determinado lugar começou a ter problemas. Mas não era um probleminha qualquer. Era um problema generalizado que afetava todas as áreas de atuação da igreja.
Nos cultos, começou a faltar poder. O pregador até que se esforçava, mas sua mensagem não convencia nem a ele mesmo.
Na Escola Dominical via-se professores desmotivados, alunos desinteressados, baixa frequência, pouco interesse em estudar a Palavra de Deus. Os poucos alunos que conseguiam levantar cedo e chegar a tempo para a escola, esqueciam a Bíblia em casa e raramente tinham estudado a lição durante a semana.
Os membros daquela igreja deixaram de se preocupar em levar outras pessoas a Cristo. Em pouco tempo, as visitas aos novos convertidos e os trabalhos de evangelismo em presídios, escolas e hospitais começaram a parar de ser feitos.
Os grupos de crescimento nas casas também foram se extinguindo um a um. As pessoas que ainda perseveravam nesse trabalho acabaram perdendo a motivação. Alguma coisa precisava ser feita, e urgente! Tentou-se de tudo: reuniões de planejamento estratégico, campanhas de oração, jejuns, programações especiais para os jovens, reestruturação na Escola Dominical, e até se tentou trazer pregadores de fora e convidar umas bandas gospel bem animadas para se apresentarem na igreja. Mas não adiantou muito... O pastor então convocou os irmãos da igreja para uma reunião emergencial; uma última tentativa para tentar resolver o problema.
- Vocês estão entre os poucos que ainda permanecem fiéis e quero contar com vocês para me ajudarem a descobrir as causas que estão levando esta igreja a quase fechar suas portas, disse o pastor.
- Acho que tenho uma pista! Exclamou um irmão que acabara de entrar no gabinete pastoral. Mas preciso de um tempo para chegar a uma conclusão mais concreta.
Este irmão tornou-se um verdadeiro agente secreto na igreja: conversava com as pessoas, procurava pistas, acompanhava os trabalhos que ainda se mantinham em funcionamento. Chegou até a visitar vários irmãos que haviam sumido da igreja para tentar levantar algumas respostas.
Dias depois ele procurou o pastor. O sorriso em seus lábios dizia tudo: achara uma resposta.
- Pastor, é muito simples: a igreja está definhando por falta de alimentação adequada.
- Como assim?
- Nas visitas que fiz a diversos irmãos, constatei que há uma crise de leitura, pastor.
Ninguém está lendo. Na maioria dos lares a Bíblia está esquecida numa gaveta ou estante. Uma das irmãs recebeu-me muito preocupada, pois há quase um mês perdera seu óculos e já havia procurado por toda casa e nada de encontrá-lo. Ela estava irritada por causa da forte dor de cabeça que a acompanhava desde que seu óculos tinha sumido. Pedi sua Bíblia a fim de ler um versículo para confortá-la e, para minha surpresa, lá estava o óculos, fechadinho dentro do livro de Salmos.
- É, pastor, precisamos urgentemente incentivar nossos irmãos a ler mais, a crescer espiritualmente pela leitura da Bíblia e de livros evangélicos sérios e equilibrados. A leitura irá mudar completamente nossa situação. Comprometo-me a colocar à disposição dos irmãos livros e Bíblias, que serão usados por Deus para restauração de vidas, das famílias e da igreja como um todo.