Receita Como Criar Filhos
"A raiz do pecado e miséria é vontade própria." Assim escreveu Susana Wesley há 200 anos atrás. Ela criou todos os seus filhos num sistema bastante rígido. Mãe de 19 filhos; ela tinha que ter a casa em ordem ou nada seria feito correto. As crianças somente comiam na hora da refeição, não era permitido comer fora do horário. Todos os filhos estavam na cama às 20:00 horas, e só por causa de doença eles ficavam acordados mais tarde. Quando os medicamentos eram dados nem uma criança podia reclamar, fosse qual fosse o tratamento. Todas as semanas ela fazia uma reunião, entre só ela e uma das crianças. Para ela era importante saber dos pensamentos de cada uma.
Aqui temos algumas regras desta mãe. Os filhos dela cresceram e foram pregadores, doutores e estadistas na Inglaterra. Ela descobriu alguns segredos. Embora tenham 200 anos, estas regras ainda servirão para nós no dia de hoje, para as mães modernas.
1. Para que as crianças não mintam, nunca castiga uma criança que já confessou os seus erros e promete nunca mais fazer tal coisa.
2. Não deixe um ato pecaminoso passar sem punição.
3. Não castigue a criança duas vezes pela mesma coisa; e ninguém deveria falar na presença dela sobre tal coisa.
4. Obediência deve ser gratificada com palavras e presentes quando possível.
5. Qualquer esforço da criança para agradar aos pais, deveria ser apreciado e anotado.
6. Não deixe uma criança tomar nada dos outros irmãos, embora que o valor seja mínimo, sem permissão do dono.
7. Sempre cumpra o que você promete fazer.
8. Não exija que nenhum filho trabalhe até saber ler muito bem.
9. Ensine o Pai Nosso quando a criança começa a falar.
10. Não deixe as crianças se mexerem durante as devoções da família.
11. Não dê nada a criança quando pedir com choros, mas só quando ela pede com respeito.
12. Não permita a vontade própria da criança tomar o primeiro lugar na vida dela. Ela tem que ser ensinada que Deus e esforço com suor tem grande valor.