>
 

Um Caminho Puro - 5

Número 5

 

            Alguns anos atrás fazíamos nossos trabalhos em prol de missões nos EUA, onde tivemos o privilégio de fazer uma visita a Mammoth Caves, uma série de cavernas subterrâneas com extensões de quilômetros. Em certa altura entramos numa espécie de catedral enorme. O guia explicava os por menores do local, e depois disse que iria apagar a luz artificial do lugar para a gente poder experimentar trevas absolutas. Assim aconteceu, e após poucos minutos para dar aos olhos tempo para se acostumar, ele pediu para a gente levantar a mão diante dos olhos. Era impossível ver a mão colocada poucos centímetros do rosto. Era uma situação em que senti trevas absolutas pela primeira vez, isto é a ausência total de luz.

            A Bíblia fala muito em trevas e um estudo da palavra e seu uso é iluminador. Dependendo da versão que usa, a Bíblia ensina que o mundo todo jaz nas trevas. "Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno." (I João 5:19) Digo que jaz nas trevas, pois a habitação do Maligno é nas trevas desde que foi expulso dos céus. Ele tem apresentado as obras da carne aos homens, que as gostam e nelas se regalam. Eles se tornaram como os peixes que existem nas cavernas mencionadas acima, que por habitar tantos séculos em rios subterrâneos são cegos ou nem tem olhos mais. Assim andam os homens destes tempos modernos.

            Mas, para serem salvos no final dos tempos os homens precisam descobrir a luz. Davi, no seu íntimo relacionamento com Deus declara em Salmos 119:105: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Para ter luz no caminho e salvar a alma, é preciso introduzir a Palavra nela, pois Ela é a fonte verdadeira da luz que indica o caminho para a salvação. Sem Ela todos andam perdidos nas trevas. Lamento dizer, mas isso acontece com muitos que alegam ser cristãos e membros de igrejas. Não importa o que os homens com títulos de ministro ou pastor dizem, entretanto importa apenas o que a Bíblia ensina e se aquilo que os homens dizem não está de acordo com a Palavra de Deus, deve ser descartado como erro e trevas.

            Nenhuma pessoa deve confiar totalmente no que ouve da parte de outras pessoas, sejam elas credenciadas como ministros ou não. Lucas, escrevendo a história da Igreja primitiva mostra como não cair nos erros de falsos pregadores e ministros, que existiam também naquela época. "Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim." (Atos 17:11) Ainda que você frequente uma igreja assiduamente, ainda que tenha excelentes ministros, você ainda tem o encargo de examinar as Escrituras. Isto serve para você mesmo poder verificar a verdade, e serve também para que aquela pessoa que fala de trás do púlpito mantenha-se absolutamente fiel a Palavra.

            Uma vez com a luz brilhando de sua vida, você se torna um luzeiro para o mundo envolto. Isto é de grande importância, pois sem sua luz o mundo fica cada vez mais nas trevas. A luz de sua vida pode direcionar uma ou mais almas para a verdade que salva. Em Mateus 5:14-16 Jesus declara que os seguidores Dele compõem a luz do mundo, sendo que Jesus não está mais presente em forma física. Portanto, amigo leitor, você tem a responsabilidade de manter sua vida sem pecado para que a luz de Deus que reside em você não seja ofuscada pelo pecado que poderia por acaso cometer.

            Segue no caminho puro, livre do pecado para que seja uma luz brilhante da salvação.

Philip D. Walmer