>
 

Honestidade Versus Engano

            Um homem de negócios sucedido estava envelhecendo e sabia que chegou a hora de escolher um sucessor para assumir seus negócios. Em vez de escolher um dos seus diretores ou um dos seus filhos, ele decidiu para fazer algo diferente. Reuniu todos os seus executivos jovens. Ele disse: "Chegou a hora para mim entregar a liderança desta empresa e escolher o próximo Chief Executive Officer (CEO). Decidi escolher um de vocês." Os jovens executivos ficaram chocados, mas o chefe continuou. "Entregarei para cada um de vocês hoje uma semente... uma semente muito especial. Quero que a plante, regue, e volta aqui daqui a um ano de hoje com aquilo que criou da semente que eu lhe dei. Julgarei as plantas que trouxerem, e aquele que escolho será o próximo CEO."

            Um homem, pelo nome de Tiago, estava presente aquele dia, e como os outros recebeu uma semente. Voltou para casa e excitadamente contou a história para esposa. Ela o ajudou para escolher um pote, terra e adubo; e ajudou-o a plantar. Todos os dias ele a regou e cuidou para ver se tinha brotado. Depois de mais ou menos três semanas, alguns dos outros executivos começaram a falar acerca das suas sementes e as plantas que estavam começando a crescer.

            Tiago continuou a verificar sua semente, mas nem brotou. Três semanas, quatro semanas, cinco semanas passaram e ainda nada.

            Agora, outros estão falando mais acerca das suas plantas, mas Tiago não tinha uma planta e sentiu como um fracasso.

            Seis meses passaram... ainda nada no pote de Tiago. Ele sabia que matou sua semente. Todos os demais tinham árvores e plantas altas,  mas ele nada tinha. Ele não disse nada aos seus colegas, no entanto, ele continuou a regar e adubar a terra. Ele queria tanto que sua semente brotasse.

            Finalmente o ano passou e todos os executivos jovens levaram suas plantas para o CEO inspecionar.

            Tiago falou com sua esposa que não iria levar um pote vazio. Mas, ela pediu que ele fosse honesto acerca do que aconteceu. Tiago estava fisicamente doente, e sabia que este seria o momento mais embaraçoso da sua vida, mas sabia que sua esposa tinha razão. Ele levou seu pote vazio para a sala de reuniões. Quando chegou, ficou maravilhado com a variedade de plantas criadas pelos os outros executivos. Estavam lindas - em formatos e tamanhos diferentes. Tiago colocou seu pote vazio no chão e muitos dos seus colegas riram dele, mas alguns sentiram pena.

            Quando o CEO chegou, ele olhou pela sala e saudou os jovens executivos.

            Tiago tentou se esconder no fundo. "Puxa, que grandes plantas, árvores e flores vocês criaram," disso o CEO. "Hoje um de vocês será apontado como o próximo CEO!"

            De repente o CEO mirou Tiago no fundo da sala com seu pote vazio. Ele ordenou o Diretor de Finanças para o conduzir até a frente. Tiago estava tomado de terror. O CEO sabe agora que sou um fracasso. Talvez ele até me demita!

            Quando Tiago chegou na frente, o CEO perguntou o que aconteceu com sua semente. Tiago contou a história.

            O CEO pediu para todos se assentarem, menos Tiago. Ele olhou para Tiago, e então anunciou para os jovens executivos, "Eis, seu próximo Chief Executive Officer! Seu nome é Tiago!" Tiago não podia acreditar no que estava ouvindo. Ele nem podia fazer sua semente crescer. "Como pode ele ser o novo CEO?" os outros dizeram.

            O CEO então disse, "Faz exatamente um ano hoje que eu dei uma semente a todos que estão nesta sala. Eu lhes instrui para a plantar, regar, e trazer para mim aqui hoje. Mas, eu lhe dei sementes fervidas; mortas, e era impossível para elas brotarem e crescerem."

             "Todos vocês, menos Tiago, têm me trazido árvores, plantas e flores. Quando descobriram que sua semente não cresceria, vocês a substituiram por outra semente. Tiago foi o único com a coragem e honestidade de me trazer um pote com minha semente nele. Por tanto, ele é a pessoa que será o novo Chief Executive Officer!"

 Pensamento do Dia: "Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário." Albert Einstein