>
 

Para O Que Ou Quem Você É Servo?

 

"Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça? (Romanos 6:16)

É de espantar em ver às coisas as pessoas se fazem escravos. Há vezes em que são coisas insignificantes, em outras são coisas grandes. No entanto, é para reconhecer que se tornaram escravos iguais, seja de uma coisa pequena ou grande. O problema é ficar escravo e não livre. Quase ninguém admite que seja escravo de algum hábito, alguma droga lícita ou ilícita, bebidas alcoólicas, produtos de tabaco, ou até coisas mais simples. Normalmente as pessoas não se livram da escravidão destas coisas por falta de tomar o primeiro de admitir que seja escravo e não consegue se livrar. Tenho um vizinho que tira o carro dele quase todos os dias cedo e o lava. Parece que ele é escravo do carro, que o cuidado do carro é o que o escraviza e faça levantar todos os dias.

Anos atrás quando ainda cursava teologia, recebi o jornal em casa todos os dias. No entanto comecei ver que estava ficando viciado na leitura dos desenhos em quadrinhos. Parece que é difícil esperar até poder abrir o jornal para ver o desenrolar da estória que se desenvolvia dia após dia. Sabe o que fiz? Cancelei o jornal, pois não queria ficar escravo a nada deste mundo.

No texto acima fica claro que são as pessoas que se oferecem a ser servos ou escravos. Foi um ato voluntário, um ato premeditado, e ninguém além do próprio escravo pode ser culpado. Ninguém lhe forçou para se tornar escravo de maus hábitos, costumes prejudiciais a sua salvação e andar com Cristo, ou outra coisa qualquer. Paulo diz que nós nos entregamos a estas coisas.

Certa vez estava para pregar numa igreja na outra América, mas antes do culto o pastor me avisou que se eu tivesse terminado até certa hora, que mais ou menos uma metade da congregação se levantaria e sairia da igreja. Fiquei surpresa com isso, e pensei que não aconteceria com um ministro visitante. No entanto aconteceu. A razão? Eles não queriam perder um programa de televisão. Sem dúvida todos já morreram, mas a pergunta paira no ar: Será que morreram salvos? Eles se deram como escravos à televisão, e Deus viu o que era mais importante para eles. Como é que Deus julgou o caso deles? O que é mais importante para você? Se você morresse hoje, como Deus julgaria você?

Veja o conselho de Paulo: "... Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão de impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem á justiça para a santificação." (Romanos 6:19)

♦ à "Paulo, servo de Jesus Cristo..." (Romanos 1:1)

♦ à "Febe, serva da igreja de Cencréia" (Romanos 16:1)

♦ à "... fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior numero possível." (I Coríntios 9:19)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Se você tem tempo para choramingar e reclamar acerca de alguma coisa, tem, então, tempo para remediar a situação.