Sorvete
"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar afim que desejais." (Jeremias 29:11)
Com a chegada de mais um ano, lembrei-me de uma experiência pela qual passei com a "madura idade de 14 anos". Eu pensava que sabia tudo! (Afinal de contas, estava na adolescência e não era mais uma criança!) Durante uma viagem de férias, pedi um sorvete.
Bem, isso pode não parecer um grande acontecimento - quero dizer, eu costumava pedir sorvetes mesmo quando não estava de férias! E pedia sempre o mesmo sabor: chocolate. Havia outra coisa melhor? Chocolate era meu sabor preferido e toda a família sabia disso. Mas já que eu estava de férias (tempo de mudanças), resolvi pedir algo diferente, mesmo com o receio de não gostar.
Até hoje não sei por que pedi aquele sabor - menta. Acho que gostei do suave tom de verde, ou talvez alguém o tivesse recomendado. Maravilha! Como foi bom! "A pessoa que o inventou foi um gênio", pensei. Era melhor até do que o chocolate. Deixei de ser uma fã ardorosa do sorvete de chocolate. Eu havia mudado.
Agora sou alguns anos mais velha e mais sábia, e entendo que a mudança faz parte dos ciclos na Terra. Nós a observamos no mundo natural, com a mudança das estações. Depois da morte do inverno, a centelha da vida brota em novos botõezinhos. Ao desdobrar-se o verão, vemos as flores em sua plena beleza. O outono deixa o mundo com tons mais dourados, antes que mais uma vez o frio do inverno jogue por terra as folhas das árvores.
Não sei quem foi que começou com a idéia de fazer resoluções de Ano Novo, mas esse é um costume que o mundo aceitou como forma de propiciar mudanças drásticas na vida das pessoas, na esperança de que continuem acontecendo ao longo do ano.
Como cristãos, temos a oportunidade de começar de novo cada dia, e começá-lo com o Criador do Universo. Consegue você pensar em algo melhor do que fazer mudanças diariamente, e não apenas uma vez por ano? Assim como a Natureza passa lentamente de uma estação para outra, também podemos fazer transições graduais em nossa própria vida.
Por isso, antes que fique muito para trás este período de festas, costumo aproveitar a ocasião para consolidar aquelas qualidades que aprecio na época do Natal:
* Alegria partilhada com todos
* Espírito de amor
* Sociabilidade entre familiares e amigos
* Interesse pelo bem-estar dos outros
O reconhecimento do precioso Dom de Deus, Seu Filho, por mim. Se eu me lembrar dessas coisas todos os dias, creio que verei na minha vida aquelas mudanças que ocorrem para o bem. Espero andar mais perto de meu Senhor neste ano. Ainda não sei através de quais mudanças o Senhor me conduzirá neste ano, mas tenho certeza de que tudo será melhor do que sorvete dê menta!
Janet Staubach Bottroff
Pensamento do Dia: "O otimista ri e esquece; o pessimista se esquece de rir."