Resolução de Conflitos
Dia 15 de Outubro é observado em muitos países como Dia Internacional de Resolução de Conflitos. Sua finalidade é incentivar as pessoas a recorrer à mediação e arbitragem ao invés do sistema legal para resolver suas diferenças. Porque nós, como seguidores de Cristo não somos imunes ao conflito, precisamos aprender a resolver as nossas divergências de forma a honrar o Senhor.
Tem sido dito que "as lutas da igreja são as piores lutas", talvez porque elas quebram-se entre pessoas que professam crer em unidade e amor. Muitos cristãos têm sido tão magoados por um irmão que se afastam da igreja e nunca mais voltam.
Evódia e Síntique são mencionados pelo nome na Bíblia e pediram para resolver suas diferenças: "Evódia e Síntique, peço, por favor, que procurem viver bem uma com a outra, como irmãs na fé." (Filipenses 4:2 NTLH). Em vez de deixá-las sozinhas para resolver a sua disputa, Paulo apelou a um colega de trabalho confiável: "E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida." (v.3 COR). Neste mesmo contexto, Paulo exortou os Filipenses a trazer os seus pedidos a Deus, observando que a oração traz a paz de Deus (v.7) e um senso de Sua presença permanente (v.9).
Relacionamentos fraturados em uma comunidade cristã é uma responsabilidade da comunidade. Em meio a mágoas e diferenças, podemos incentivar, ouvir e orar. - David McCasland
Filipenses 4:1-9
1 Portanto, meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa, sim, amados, permanecei, deste modo, firmes no Senhor.
2 Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor.
3 A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.
4 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.
5 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.
6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro,
tudo o que é respeitável,
tudo o que é justo,
tudo o que é puro,
tudo o que é amável,
tudo o que é de boa fama,
se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.
A experiência de aprendizagem de Filipenses foi baseada na verdade ensinada e modelada por Paulo (v. 9). Agora eles foram exortados a praticar as verdades da vida mesmo.
Pensamento do Dia: O perdão é a cola que repara os relacionamentos quebrados.