Eu Posso
"... tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:13)
Pessoas cristãs querem frequentemente desculpar seu comportamento pouco cristão por dizer que não conseguem mudar, que os fatores do seu passado influenciaram tanto a sua personalidade, que não conseguem mais mudar. Pai ou mãe é culpado. A pobreza na qual foi criado, o patrão, os colegas de escola, de trabalho e etc. Até o pastor, o dirigente dos cultos, os professores de Escola Dominical dançam neste baile de culpar outro pelos fracassos da vida terrena e espiritual. É de questionar se estas não querem mudar por gostar da pessoa que são ou que não confiam no poder de Deus para auxiliar nesta tarefa necessária para agradar a Deus. Pessoas sofrem várias derrotas na vida social, conjugal, profissional, espiritual e etc., mas a culpa jamais é delas; todavia dos outros (sei lá quem são).
Analisando nosso texto descobrimos que Paulo fala de si mesmo. Sabemos que ele era um ser humano, igual aos demais, com suas falhas e erros. O uso do verbo "posso" deixa subentendido o pronome "eu". Em outras palavras ele disse o que todos nós devemos dizer: "eu posso". Isto é de assumir uma responsabilidade pessoal.
Ele não limitou o seu vencimento às coisas fáceis, mas com o uso da palavra "tudo" deixou ilimitado o poder de vencer. Sim, ilimitado!
Com tudo isso, Paulo jamais pensou que poderia vencer com suas habilidades, força de vontade, personalidade ou qualquer outro atributo que possuía. É muito claro que apesar de ser homem de personalidade forte, sua carne era fraca e necessitava constantemente o auxílio do poder divino habitando na sua carne para lhe auxiliar nas lutas, desafios e dificuldades que ele enfrentaria no decorrer do seu ministério. Da mesma forma, se você está tentando vencer por si mesmo, sem dúvida alguma, está frustrado com as constantes derrotas. E, é isto que sempre acontecerá quando depende somente do que vem de dentro e não no poder que vem do alto.
Você pode ser um vencedor! Você pode dominar tudo que assola ao viver a vida cristã! Você pode vencer:
• Você pode vencer a ira que frequentemente estoura em vários excessos e estraga relacionamentos diversos.
• Você pode vencer seus impulsos sexuais que levariam à fornicação e adultério.
• Você pode vencer aquele espírito de vingança que quer ficar predominante na sua vida.
• Você pode vencer aquela vontade de mentir para poupar si mesmo de merecida culpa.
• Você pode vencer sua língua que gosta de falar dos outros (fofocar) e os rebaixar.
• Você pode vencer o desejo dos seus olhos ver o que jamais deve entrar no seu ser por via deles e sua mente.
• Você pode vencer aquele espírito materialista que lhe domina com certa frequência.
• Você pode vencer a vaidade.
• Você pode vencer aquele espírito de política que lhe faz querer ter poder para reinar sobre outros.
Sim, você pode ser um vencedor, todos os dias e em tudo. Não confia em si mesmo, mas no poder de Deus que vem do alto.
Philip D. Walmer
Pensamento do Dia: Se o mundo conturbado lhe derrota, olha para Jesus.