>
 

Prova de Arrependimento

Número 1

 

            A Bíblia estabelece com clareza que o Novo Nascimento consiste de arrependimento, batismo nas águas e o recebimento do Espírito Santo. Estes três passos para uma nova vida e resultante esperança de salvar a alma da punição merecida de todo pecador devem ser seguidos por crê na sua veracidade e poder para mudar totalmente a vida de um pecador.

            No Livro de Mateus, no capítulo três João Batista estava batizando muita gente no rio Jordão quando chegaram várias pessoas de seitas religiosas pedindo para serem batizadas por ele. Ele recusou batizá-las, pois não havia sinais que houve da parte deles um arrependimento sincero. "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento..." (Mateus 3:8)

            Quando uma pessoa não se arrepende de verdade há sinais óbvios que não havia sinceridade nas palavras "perdoe-me" faladas sem emoção e convicção. É fácil para algumas proferir estas palavras, contudo não se vê as evidências de mudanças permanentes nas suas ações. Isto não é arrependimento! Arrependimento verdadeiro sempre produz mudanças! Mudanças permanentes!

            O processo de arrependimento não difere-se do que é feito para com Deus, seu cônjuge ou outras pessoas. O arrependimento é sempre demonstrado da mesma maneira; uma mudança total de comportamento.

            Há sete maneiras pelas quais todos podem demonstrar o fruto de arrependimento como esboçado na Palavra de Deus. Lembra-se que a Bíblia jamais erra.

            Segue dois pontos de referência que Deus e pessoas usam para definir as ações de quem realmente se arrependeu:

            ♥  A Bíblia

            ♥  Por observar como uma pessoa arrependida age depois de dizer "perdoe-me".

            Antes de prosseguir com a leitura das sete provas de arrependimento, leia com bastante atenção as duas referências bíblicas que seguem:

            "Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte." (II Coríntios 7:10)

            "Porque quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! Que defesa, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vindita! Em tudo destes prova de estardes inocentes neste assunto." (II Coríntios 7:11)

            O ponto principal deste versículo é: Tristeza segundo Deus. Isto determinará o resultado final. Tristeza segundo Deus sempre produzirá a Salvação (com respeito a Deus) e a Restauração (com respeito ao seu cônjuge e outras pessoas).

            Vamos estudar cuidadosamente o versículo onze. Há sete pontos importantes que provam e verificam a alegação de arrependimento. Se todos estes pontos não aparecem na sua vida, seu arrependimento é vão e vazio.

            Prova Número Um: Que cuidado o arrependimento produziu em você.

            Se você realmente se arrependeu, você se tornou muito cuidadoso. Você sabe quais são seus problemas (pecados) e fraquezas. Se você realmente se arrependeu, você se tornou muito cuidadoso para não ir aonde seria tentado para pecar. Por exemplo, se o álcool for o seu vício e você se arrependeu, você vai evitar os lugares que frequentava, bem como os amigos dos dias das suas bebedeiras.

            Se você realmente se arrependeu e pediu perdão para seu cônjuge por sua falta de fidelidade (seja atual ou emocional), deve tomar o cuidado de apagar todos os endereços de sites questionáveis e pornográficos e e-mails da sua lista de contatos, bem como todos os números de telefones celulares que jamais deveriam estar presentes. Você evitará todo contato futuro e conversações com estas pessoas, pois está fazendo seu melhor para ser cuidadoso e achar salvação para seu casamento.

            Se você realmente se arrependeu, será daquele momento em diante muito cuidadoso.

Philip D. Walmer