Igreja
Lugar dos que São Curados
A reunião acontecia na casa de Simão, o leproso (Mateus 26:6; Marcos 14:3). Um leproso, como todos sabem, era alguém altamente repulsivo, mas apesar disso participava da reunião com Jesus. Deus encarnado se reúne com os que já estiveram mortos e com os doentes.
Jesus não se reuniu com os sãos, com os "santarões", com aqueles de "saúde repulsiva", que se colocam como sadios, que não admitem a possibilidade do fracasso, da enfermidade. Jesus se reúne com aqueles que admitem a morte, com os enfermos física, emocional, espiritual e moralmente, mas que aceitam o toque restaurador da vida do próprio Jesus.
Hoje o Senhor Jesus também nos reúne como igreja para sermos vitrines, testemunhos e testemunhas do milagre de termos sido transformados, curados, restaurados, recuperados e vivificados.
Num mundo em crise, marcado pelas doenças morais, emocionais, físicas, sociais e espirituais, Jesus nos reúne para sermos "igreja", sinal da sua ação amorosa e terapêutica! Cristo nos convoca para sermos o "ninho" que aquece, restaura e cura as vidas enfraquecidas que se aproximam de nós.
Sem dúvida, quando a igreja se coloca nesta posição, as curas iniciam a restauração; a vida de Cristo começa a encher aqueles que estão ao nosso redor e uma alegria indizível domina toda a igreja. Surge uma motivação sobrenatural e a igreja entra num ciclo de fertilidade espiritual, onde os sofrimentos e as angústias tornam-se oportunidades para a atuação de Cristo e de sua igreja! Esta alegria, nascida da vida de Cristo, torna-se um testemunho a favor da vida diante de um mundo dominado pelas doenças e morte.
Sem dúvida a alegria permeia a vida da igreja e o coração de Deus!
Lugar de Descanso e de Alívio
Jesus foi para Betânia depois de intensa atividade. Era um intervalo entre seu ministério e o Calvário. Sua morte estava decretada, mas na reunião com os irmãos (discípulos, Lázaro, Maria e Marta) Jesus encontra o descanso que necessitava para enfrentar as dificuldades que teria pela frente.
A igreja é o lugar de descanso, de alívio aos que estão aflitos, condenados à morte pelas injustiças, pelos sistemas opressores, enfermidades, fome ou qualquer outro motivo que envolva os nossos irmãos com sofrimento e morte.
A igreja deve ser o lugar dos que se cansam nas lutas inglórias deste tempo, dos que se cansam nas fadigas que a vida lhes impõe. Enfim a igreja deve ser o lugar onde as pessoas encontram pouso e repouso, segurança, alívio e refrigério.
Mais que Clube
Quando uma igreja não tem os elementos integradores, tais como a luta contra a morte, contra as enfermidades, a disposição para servir, a demonstração de amor a Deus e a presença de Cristo, ela não passa de um clube se serviço tipo Rotary, Lions, ou coisas que os valham.
A vida de Cristo em nós provoca um resultado surpreendente, inteiramente diferente de qualquer outra associação de pessoas. A igreja tem características próprias que determinam se ela é a Igreja de Cristo, povo de Deus, corpo de Cristo, sinal visível do reino de Deus na terra!
Pr. Philip Duane Walmer