>
 

Está Progredindo?

 

            "Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais..." (I Tessalonicenses 4:1)

            Quando uma criança nasce os pais esperam crescimento. Já foram estabelecidas tabelas que indicam a medida proporcional de crescimento. Quando a criança não atinge estas medidas todos se preocupam... pais, parentes e até o médico. Imediatamente todos procuram saber a razão pelo qual o crescimento não alcança os parâmetros estabelecidos.

            A mesma coisa acontece quando esta criança entra no colégio para começar a fase de educação que normalmente levará 12 ou mais anos para concluir e, além disto, existe a possibilidade de universidade que pode levar oito ou mais anos. Durante este trajeto, tanto os pais, quanto ao próprio aluno almeja e espera um crescente nível de conhecimento. Caso isto não acontece, todos procuram saber a razão da falha.

            É interessante como todos esperam este crescimento físico, emocional e mental, mas quando se trata do espiritual alguns simplesmente pensam que uma vez completando os passos necessários para uma experiência inicial de salvação que não precisa mais se preocupar com sua vida espiritual. Sim, frequentam os cultos, cantam, dão os dízimos e etc., mas anos depois eles se encontram no mesmo nível espiritual.

            No texto acima Paulo exorta para continuar progredindo. Isto não aconteceu na igreja de Corinto e Paulo enfrentou um problema que ele elaborou em I Coríntios 3:2: "Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? Em outros palavras não havia crescimento espiritual entre eles, e isto era evidente por meio da carnalidade que eles apresentaram no seu viver diário.

            O escritor do Livro de Hebreus elaborou uma lamentação acerca dos leitores da sua carta falando lamentavelmente desta forma: "Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. (Hebreus 5:12) Pessoas frequentam os cultos uma ou mais vezes por semana, mas parece que não há o crescimento e fortalecimento que deveria haver. Pergunto: Alguém se preocupa com isso? Digo com convicção que tanto os pastores, quanto os membros devem se preocupar em tempo integral se isto acontece.

            Pais criam seus filhos para poder ficar, algum dia, totalmente independentes dos pais, tendo saúde e força para se empregar e ganhar seu próprio pão diário. Espiritualmente falando, os filhos espirituais devem crescer da mesma forma, ao ponto de poder se tornar mestres da Palavra, possuindo habilidade na Nela para ensinar outros.

            Você está apto para receber alimentação sólida, mais forte que o leite, refiro-me às coisas básicas da Palavra. A obra de Deus necessita de varões fortes e principalmente nestes dias terríveis por causa do pecado e depravação, e ainda pior por causa dos falsos mestres que estão levando pessoas incultas da Palavra para as inverdades que no final hão de provocar a perda da alma.

Philip D. Walmer