Entender Um Ao Outro
Uma das melhores maneiras para um homem para amar a sua esposa é entendê-la. Pedro explica que é imperativo para os "maridos, coabitai com ela [sua esposa] com entendimento," (1 Pedro 3:7).
Este princípio funciona nos dois sentidos. Esposos desejam ser entendido também. Na verdade, todos nós fazemos. Todos, casados ou não, querem ser compreendido pelos outros no nível mais profundo possível. Nós nascemos com essa necessidade, e nunca parecem superá-lo.
É escape fraco para dizer que não podemos entender o outro. Nós podemos e devemos. Leva tempo - tempo gasto na presença um do outro fazendo perguntas, ouvindo atentamente, em seguida, perguntar novamente. É tão simples e tão difícil quanto isso. Ninguém, naturalmente, pode avaliar completamente o mistério do coração de outra pessoa, mas podemos aprender algo novo todos os dias. O homem sábio de Provérbios chamou o entendimento "fonte de vida" (16:22), uma fonte profunda de sabedoria a todos que a procuram.
Mais uma vez, eu digo, o entendimento leva tempo ... um dos presentes mais preciosos que podemos dar aos outros. Como nós escolhemos gastar nosso tempo é o indicador mais seguro de quanto nós nos importamos com aqueles que amamos.
Peça ao Senhor hoje para lhe dar a graça de ter o tempo para entender as pessoas importantes em sua vida. - David Roper
Para aqueles cujas vidas tocamos na vida,
Para quem o nosso amor nós concederíamos,
O maior presente que podemos dar
Pode ser um coração compreensivo. - Branon
"Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E quanto mais excelente, adquirir a prudência do que a prata! O alto caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma. A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos do que repartir o despojo com os soberbos. O que atenta prudentemente para a palavra achará o bem, e o que confia no SENHOR será bem-aventurado. O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino. O entendimento, para aqueles que o possuem, é uma fonte de vida, mas a instrução dos tolos é a sua estultícia." (Provérbios 16:16-22)
Na leitura da Bíblia hoje, encontramos dois exemplos de poesia hebraica. No versículo 18, vemos o "paralelismo sinônimo", no qual a mesma idéia é repetida usando palavras ligeiramente diferentes. O conector de chave para a comparação é a palavra e. No versículo 22, no entanto, vemos o "paralelismo antitético", um dispositivo que utiliza idéias opostas, estabelecidos em termos de contraste. Aqui, o conector chave para o contraste é a palavra mas. Veja se você pode encontrar outros exemplos destes dispositivos poéticos em Provérbios 16. - Bill Crowder
Pensamento do Dia: Ouvir é uma porta aberta para o entendimento.