>
 

Entendimento - 3

            Uma pessoa pode mentorear a si mesma na Palavra de Deus, mas o auxílio de alguém para acelerar o processo de aprendizagem é de grande valor, pois elimina a falsa interpretação de passagens escuras. Este devocional é, provavelmente, mais para os líderes eclesiásticos, no entanto a instrução vale para todos, pois o instruído necessita a confiança de que está sendo orientado por alguém realmente qualificado para efetuar o trabalho de professor bíblico. O pastor de novos convertidos deve almejar que estes se tornam, em primeiro lugar, amantes da Palavra de Deus. Em segundo lugar ele deve almejar e ensinar com habilidade a Palavra para que os novos convertidos não sejam arrastados fora da verdade da Palavra por falsos mestres. A firmeza do crente depende do seu conhecimento da Palavra.          

            Digo o seguinte, sabendo antimão que ofenderei alguns, mas a verdade é que apesar do seu valor na vida de todos os crentes o louvor e adoração não proporcionarão a estabilidade que todos necessitam. De Efésios 6:17 aprendemos que a Palavra de Deus é a espada do Espírito. Todo crente necessita a plenitude do Espírito na sua vida. O gozo que o Espírito traz parece suficiente, pois, traz um "gozo indizível" para a vida do crente. Mas ele necessita habilidade no uso da Palavra. O uso da Palavra é indispensável na obtenção de vitórias nas horas de tentação. Em Mateus 4:1-11 a Bíblia recorda a tentação de Jesus. Para Jesus poder Si tornar o Salvador do mundo Ele precisava ser perfeito. Esta perfeição somente ocorreria no caso Dele vencer as tentações. Vale lembrar que Ele possuía todo poder. Com o sopro da Sua boca Ele podia ter eliminado satanás. No entanto, Ele mostrou para as gerações de crentes por vir que a vitória deles viria por ser habilidosos no uso da Palavra. Na tentação de Jesus satanás usou partes da Palavra torcidas. Jesus sempre replicou com a Palavra corretamente usada, e após três derrotas assim, satanás O deixou. Jesus não cantou, não se alegrou, não dançou, não louvou ou adorou, mas simplesmente fez uso correto da Palavra.

            É nisto que muitos crentes hoje em dia falham. É maravilhoso poder cantar, louvar e adorar a Deus. Mas haverá situações na vida deles em que a tentação, a tristeza, a enfermidade ou outras coisas semelhantes, agem fortemente ao ponto de ofuscar qualquer vontade para se alegrar, quando a presença de Deus aparentemente sumiu do íntimo. O que há de sustentar o crente nestas horas é, sem dúvida alguma, a Palavra de Deus. O crente precisa poder citar pela inspiração do Espírito Santo a Palavra de Deus que ele anteriormente guardou no coração. Isto lhe dará a vitória. Não se esquece que: "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes..." (Hebreus 4:12)

            Todavia, o crente precisa procurar ser um perito no uso da Palavra: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (II Timóteo 2:15) Que "maneja bem" a Palavra! Isto só poderá ocorrer caso o crente é bem instruído na Palavra por professores habilidosos, tornando-se um amante feroz da Palavra por ver seu efeito poderoso na sua vida.

Philip D. Walmer

 

Pensamento do Dia: A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. - Nelson Mandela