>
 

Palavras Agradáveis

 

          "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo." (Provérbios 25:11)

          Uma das coisas que traz mais alegria para uma pessoa são os bons relacionamentos com outras pessoas. Um bom relacionamento entre um cônjuge e outro preenche a vida com uma alegria transbordante. Bons relacionamentos entre irmãos é normalmente o resultado do bom relacionamento dos pais que estabelece o padrão de comportamento que resulta de bons relacionamentos.

          Do lar feliz sai pessoas equipadas com personalidades capazes de enfrentar o colégio, a faculdade, e o ambiente de trabalho sem ter intrigas, desentendimentos e brigas que abalam outros demasiadamente. Assim as pessoas podem sair dos seus lugares de estudo e trabalho e voltar para seus lares, levando um bom espírito, enquanto sabem que no lar tem um ambiente de paz e alegria. Assim é um prazer para todos voltarem para casa. Oxalá que fosse assim em todos os lares. A criação deste ambiente é a responsabilidade de todos, não de um só.

          Um dos segredos para criar um ambiente agradável, seja do lar, do colégio, do trabalho e sim, da igreja é para cuidar da língua, isto é para falar palavras que não incendeiam o furor de outros, palavras que não entristecem. O texto acima exorta para proferir uma palavra "a seu tempo" A Bíblia nos ensina que há tempo para tudo. Há tempo para proferir determinadas palavras. Alguém disse que é necessário ligar a mente antes de soltar a língua. Temos que nos lembrar de que palavras proferidas não podem ser retiradas. Ainda que desculpas sejam oferecidas, a palavra falada e seu efeito não podem ser totalmente amenizados com desculpas e pedidos de perdão. Muitos bons relacionamentos foram água abaixo por apenas poucas palavras faladas inoportunamente.

          "Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno. Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce." (Tiago 3:2-12)

          Todos querem um ambiente feliz. Lemos que nenhuma pessoa é capaz de domar a língua. Precisamos, então, um poder sobrenatural para auxiliar nesta tarefa necessária. Eis, a razão porque Deus nos deu o Espírito Santo.

Philip D. Walmer