>
 

Ações de Graças

            Sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro os residentes dos Estados Unidos celebram um dia de ações de graças. É feriado nacional e será celebrado neste dia 28. Esta celebração lembra-se do primeiro navio de peregrinos ingleses que chegaram às praias da América, fugidos da opressão religiosa que sofreram durante muitos anos na Inglaterra. Anteriormente tinham fugido para Holanda onde se refugiaram antes de embarcar para o Novo Mundo em um navio pequeno e frágil.

            Ao chegar ao seu destino, eles dobraram os joelhos na areia da praia para agradecer a Deus pela viagem sucedida. Mais tarde, após a primeira colheita eles celebraram com um banquete este primeiro sucesso, realizado com os índios da região. Desta origem simples veio a grande celebração de hoje.

            Infelizmente, a festa é tão comercializada, que Deus é quase esquecido, e suas bênçãos ignoradas, pois o homem pensa que ele fez a prosperidade e nada deve a Deus. Como o homem se engana e não se lembra de que Deus controla o sol, os ventos, as nuvens, as chuvas e a neve; tudo que o homem precisa para sua sobrevivência.

            Apesar das suas grandes falhas e pecados, um dos fatores por Davi ser chamado o homem segundo o coração de Deus, foi que ele sempre foi rápido para pedir perdão pelos pecados e jamais se esqueceu da dívida que tinha para com Deus pelos sucessos. Davi dava graças a Deus, louvava suas obras e adorava no Seu templo. Observa suas palavras abaixo:

            "Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo. Preciosa é aos olhos do Senhora morte dos seus santos. Senhor, deveras sou teu servo, teu servo, filho da tua serva; quebraste as minhas cadeias. Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graças e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei os meus votos ao Senhor,na presença de todo o seu povo, nos átrios da Casa do Senhor, no meio de ti, ó Jerusalém. Aleluia! (Salmos 116:12-19)

            "Celebrar-te-ei, pois, entre as nações, ó Senhor, e cantarei louvores ao teu nome." (II Samuel 22:50)

            "Rendei graças ao Senhor, invocai o seu nome, fazei conhecidos, entre os povos, os seus feitos. Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; narrai todas as suas maravilhas." (I Crônicas 19:8-9)

            "Cantavam alternadamente, louvando e rendendo graças ao Senhor, com estas palavras: Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, louvando ao Senhor por se terem lançado os alicerces da sua casa." (Esdras 3:11)

            "Foram, pois, chefes dos levitas: Hasabias, Serebias e Jesua, filho de Cadmiel; os irmãos deles lhes estavam fronteiros para louvarem e darem graças, segundo o mandado de Davi, homem de Deus, coro contra coro." (Neemias 12:24)

            Assim, a Bíblia está repleta de exemplos dos que louvavam a Deus, e por isso tiveram o favor de Deus. E, não só tem exemplos, mas ordens para louvar a Deus. É nosso dever, por tanto, vamos cumpri-lo.

Philip D. Walmer