Presente
O fim do ano e as festividades desta época inspiram alguns à alegria, pois estarão com familiares, irmãos de fé e amigos para lembrarem-se e celebrar a vinda de Jesus Cristo, Salvador do mundo. Mas, há outras pessoas que encararão esta época com muita tristeza, pois passarão esta época do ano em solidão, abandonadas por todos os demais. Recentemente falei com uma fiel serva do Senhor que me disse que está triste, pois passará mais um Natal sozinha com suas filhas, pois o marido dela se encontra preso por crimes que ele não cometeu. Isto me fez meditar nas promessas do Senhor, e resolvi lhe dar estas promessas, pois vem de Deus por intermédio da Sua Palavra e são, portanto, infalíveis.
Provavelmente uma das pessoas menos propícias de ter sua oração ouvida seria Hagar, pois se tornou amante de Abraão e ficou grávida dele. Desprezada por sua patroa, Sara, fugiu para o deserto, mas teve no meio de seu desespero um encontro que mudou sua vida e a do filho que estava gerando no seu ventre: "Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: Concebeste e darás à luz um filho, a quem chamarás Ismael, e porque o Senhor te acudiu na tua aflição." (Gênesis 16:11) No meio da sua angústia, você também pode ter um encontro com Deus que mudará o rumo da sua vida e lhe transformará em pessoa abençoada por Deus. Ela se pôs para louvar e adorar a Deus. O versículo treze recorda suas palavras de alegria ao saber que Deus vê e ouve: "Então, ela invocou o nome do Senhor, que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?" Consola-se com o fato que Deus vê e conhece bem a sua necessidade, não importando qual seja.
Em II Crônicas 20:9, Salomão está orando na ocasião da dedicação do Templo. Aqui são as palavras da oração dele: "Se algum mal nos sobrevier, espada por castigo, peste ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois o teu nome está nesta casa; e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás." Sem dúvida alguma o melhor lugar de se encontrar nos momentos de tristeza e angústia é a casa do Senhor entre outras pessoas da mesma fé.
Jesus deu promessas maravilhosas para todos os seus fieis seguidores que estavam se entristecendo com a partida física Dele: "E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mateus 28:20) Esta vida não é tudo, pois Jesus prometeu moradas além desta vida... além deste mundo: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei b e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também." (João 14:1-3) Ainda que esta vida temporal não proporciona tudo que você almeja, há um lugar de habitação eterna junto ao Senhor para todos que O seguem fielmente. Confie e anime seu coração com as promessas infalíveis do Senhor.
Philip D. Walmer