Guiado - 6
Número 6
Há um velho ditado que diz: "Pode levar o cavalo para a água, mas não pode forçá-lo a beber." Isto é uma grande verdade, pois com o freio na boca, o cavalo pode ser levado para onde o dono quer, mas, forçá-lo a comer e beber é impossível.
Deus, como o bom Pastor, pode levar seu rebanho para onde Ele quer, mas não pode forçá-lo a comer e beber. Talvez a palavra no versículo dois fosse melhor se fosse à palavra usada no versículo três, que é guiar. A verdade é que o ser humano pode ser guiado somente se ele se deixa ser guiado. Ele tem vontade própria.
Seguindo em estudos bíblicos mais porfundos, o estudante entenderá logo que Deus jamais força sua vontade sobre qualquer ser humano. Desde o princípio o homem foi dotado com o poder de determinar o seu próprio caminho. Era por isso que Adão e Eva falharam tão terrivelmente no Jardim do Éden. Deus os deu livre arbítrio, mas eles o usaram de forma errada.
Durante os quase quatro mil anos da história do Antigo Testamento Deus habitavam junto ao seu povo no Tabernáculo no Deserto e posteriormente no Templo. Deus se mantinha fiel ao seu povo e suas promessas enquanto o povo mantinha se afastado dos ídolos e deuses falsos e continuamente celebrando as festas ordenadas por Deus. Deus lutava ao lado do seu povo e guiava seus exercitos a muitas vitórias. Mas quando o povo se afastava de Deus, eles foram dominados por seus inimigos e posteriormente levados ao cativeiro onde eles serviam como escravos. Deus usou seus profetas para advertir seu povo, para explanar as consequências caso eles não dessem, ouvidos às palavras de Deus transmitidas por seus fieis porta vozes.
Hoje, Deus não quer apenas habitar em redor do seu povo, mas dentro deles no poder do Espírito Santo. É por meio do Espírito Santo que Deus há de guiar seu povo. No entanto há vários problemas que precisam ser solucionados neste sentido. 1) Há muitos no mundo evangélico hoje que negam categoricamente que o recebimento do Espírito Santo, como exemplificado no Livro de Atos, é uma experiência disponível para pessoas e a Igreja como um todo nos dias de hoje. A pergunta a ser cogitada é como eles esperam ser guiados pelo Espírito se jamais O receberam. Estamos ainda na sexta dispensação, por tanto Deus há de agir com todos da mesma maneira que agiu no primeiro século da Igreja. 2) O segundo problema é que muitos daqueles que receberam o Espírito Santo de acordo com a promessa de Deus e da mesma maneira que os discípulos do primeiro século não mantêm este poder viável na sua vida. 3) O terceiro problema é que não entendendo que o Espírito Santo foi dado para guiar a toda a verdade (João 16:13) e não apenas para os dar uma euforia por algum tempo. Para ser filho de Deu tem que ser guiado pelo Espírito: "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." (Romanos 8:14)
Philip D. Walmer