>
 

Vasos De Barros Quebrados

"Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós." (II Coríntios 4.7)

 

            Certo carregador de água tinha 2 grandes potes, cada um pendurado numa ponta de um cabo, o qual ele carregava sobre seus ombros. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro pote era perfeito e sempre levava a porção completa de água até o final da longa caminhada.

            O pote rachado chegava só com a metade. Por 2 anos isto se repetiu diariamente, com o carregador trazendo apenas um pote e meio de água.

            Naturalmente, o pote perfeito estava orgulhoso de seu desempenho, perfeito para o propósito a que tinha sido feito. Mas o pobre pote rachado estava envergonhado de sua própria imperfeição, e miserável por ser capaz de alcançar apenas metade daquilo a que tinha sido feito para fazer.

            Depois de 2 anos do que sentia ser uma falha insuportável, ele um dia falou ao carregador perto de um riacho:

- Estou envergonhado de mim mesmo, disse o pote, e eu quero me desculpar com você.

- Por quê? - perguntou o carregador.

- Do que você está envergonhado?

- Tenho conseguido, nestes últimos 2 anos, entregar apenas metade de meu carregamento porque esta rachadura faz com que a água vaze por todo o caminho. Por minha causa, você tem que realizar todo este trabalho, e você não recebe todo o valor de seus esforços, disse o pote.

             Carregador sentiu pena do velho pote rachado, e em sua compaixão ele disse:

- Enquanto nós voltarmos à casa, eu quero que você note as flores lindas que há ao longo da trilha. De fato, à medida que eles subiram a colina, o velho pote rachado notou o sol que aquecia as lindas flores silvestres ao lado da trilha, e isto o animou um pouco. Mas ao final da trilha, ele ainda se sentia mal porque tinha vazado metade de seu carregamento, e novamente se desculpou com o carregador por sua falha.

             Carregador disse ao pote:

- Você notou que havia flores apenas em seu lado da trilha, mas nenhuma do lado do outro pote? É Porque eu sempre soube da sua rachadura,e eu aproveitei isso para o bem.

- Eu plantei sementes de flores do seu lado da trilha, e a cada dia enquanto eu voltava do riacho, você as regou. Por 2 anos eu tenho sido capaz de colher estas lindas flores para decorar a minha mesa.

Sem você ser do jeito que você é, e com a rachadura que você tem eu nunca teria esta beleza para embelezar a minha casa.

            Potes rachados, potes de barro!

O oleiro com sua arte de fazer potes de barro, de cerâmica. Com suas mãos habilidosas ele molda simples blocos de argila em vasos, utensílios domésticos abajures e tudo o que você possa imaginar com apenas as suas mãos e a sua sensibilidade. Nem sempre era fácil ver o oleiro sujo, mexendo com aquele barro, amassando, moldando. Não sou diferente de muitos que só percebem a beleza da arte quando se tornam adultos.  Na vida também é assim, não gostamos de barro, da sujeira que ele produz e do trabalho que ele gera para transformar pedaços de argila em algo que seja maleável e útil para trabalhar. Na maioria das vezes queremos o vaso já pronto, bonito.

Porém não sabemos o tudo que foi investido para que este pequeno pedaço de barro se tornasse útil para enfeitar nossas casas e embelezar nossos jardins.

 

Com o passar dos anos aprendi a valorizar os vasos de barro. Aprendi que a planta prefere o vaso de barro para crescer e florescer, pois retém umidade e facilita o seu crescimento.

 Pensamento do Dia: Pode haver a maneira errada para fazer a coisa certa, mas nunca há maneira certa para fazer a coisa errada.