O Caminho...
Um homem muito decente e correto foi direto para o Céu. Pegou sua harpa e ficou tocando e cantando na sua nuvem durante séculos. Um dia, achando tudo muito chato, pediu a São Pedro para sair e dar uma voltinha. São Pedro permitiu, e ele, vendo lá fora uma porta com a inscrição Inferno, entrou. Foi recebido com a maior consideração por Satanás, que, sorrindo muito, levou-o a uma bela alameda onde serviam vinhos, queijos finos e outras iguarias, e onde ele foi amado por belíssimas mulheres. O homem, então, voltou direto a São Pedro, pedindo-lhe para ficar para sempre no Inferno.
"Você tem certeza do que quer? Olha que é uma ida sem volta," disse-lhe São Pedro.
Mas o homem não tinha a menor dúvida e assinou todos os documentos necessários para ir para o Inferno.
Satanás recebeu-o com um sorriso diabólico, jogou-o numa ruela fétida, onde só se sentia cheiro de enxofre e se ouvia choros e ranger de dentes.
"Mas por que é tudo diferente agora?!" perguntou o bom homem ao Demônio.
Foi quando Diabo lhe explicou sarcasticamente: "Porque da outra vez você veio como turista e agora é como imigrante!"
É claro que entendemos isto como fábula, mas a realidade da Palavra de Deus não varia muito desta fábula um tanto engraçada.
"Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte." (Provérbios 14:12) Salomão achou tão importante alertar sobre este fato que repete as mesmas palavras, a mesma alerta, em Provérbios 16:25. Depois de todos os seus erros, falhas e a confiança que ele colocava em si mesmo para escolher o rumo da vida, e no final ver e sofrer as consequências almejava desviar seus filhos e os futuros leitores do mau caminho enfatizou veemente estas palavras.
Ouve agora as palavras do profeta Jeremias: "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável." (Jeremias 17:5-6)
Jeremias não deixa seus leitores com esta palavra negativa, mas continua com uma promessa maravilhosa nos versículos 7-8: "Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto".
Jesus explicou isto assim: "Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela." (Mateus 7:13-14)
Amigo, a escolha é sua, exclusivamente sua. Veja o alerta e promessa de Salmos 1.
Philip D. Walmer
Pensamento do Dia: "Pessoas tendem pensar que a grama é mais verde no outro lado da cerca. A verdade é que a cerca não tem nada a ver com o assunto. A verdade é que a grama é mais verde onde é regada."