Ensinando & Aprendendo
"Ensinando-os a observar todas as cousas que eu vos tenho mandado" (Mateus 28:20).
1. Ensina-os que Jesus morreu por toda criatura neste mundo.
2. Ensina-os que Jesus ama o mais desobediente na terra.
3. Ensina-os que Jesus oferece a todos uma vida melhor, cheia de paz e nos dará vida eterna.
4. Ensina-os que precisamos nascer de novo como Jesus falou em João 4:1-12.
Quando uma pessoa disse que é professor (mestre) ou disse que quer ser professor, isso significa que ele deve aprender as leis do ensino, e as leis da aprendizagem.
Há um processo que o professor deve passar para poder dizer "Sou Professor".
Uma Lei do Ensino que é básica: O professor não tem ensinado até o aluno ter aprendido.
Tenho pensado seriamente que as notas recebidas nos testes na sala de aula, são as notas do professor e não do aluno. São prova do desempenho do professor. Como foi o desempenho do professor na hora de ensinar. Foi boa, ou foi mais ou menos? Foi ruim? Ninguém prestou atenção? Estas são algumas das perguntas que devemos nos perguntar depois de uma aula.
Devemos procurar aprender ensinar. Como? Você pode dizer. Devemos ler livros, assistir seminários, fazer cursos de assuntos de ensino. Observar outros bons professores e estar atualizado nos métodos do Ensino.
Fazendo assim aprenderemos ser um bom professor, do qual os alunos aprendem e coloquem em prática os ensinamentos.
Muitos tem a idéia que quando ensinamos outros eles vão automaticamente aprender. Simplesmente por estarmos na frente da sala de aula falando. Mas, não é por isso que o aluno aprende.
O objetivo de muitos professores que lecionam é de: 1) Ensinar os fatos, 2) Ensinar toda matéria dada naquela lição, 3) Terminar a lição na hora certa. Isto é uma idéia errada que governa muitos que ensinam a Palavra de Deus.
Onde é o foco deste professor? "No aluno?" Não! O foco está no seu material que será ensinado. Mas, o objetivo do bom professor é sempre o aluno. Ele está atento durante a aula? Ele participa na sala de aula? Ele sai da sala de aula sabendo o assunto e pode colocar em prática os ensinos? Esta é nossa régua de medir como foi o professor na sala de aula.
Deuteronômio 5:1 e 4:1 falam de aprender e ensinar. No Hebraico, a raiz para estas duas palavras são a mesma. Por isso, devemos prestar atenção o que estamos levando ao aluno para aprender enquanto ensinamos. Não podemos separar aprender e ensinar. Elas têm que estar juntas.
Ensinar significa "incentivar", ocupar-se a atividade de levar o aluno aprender. O aluno tem a responsabilidade de prestar atenção para entender o assunto que está sendo ensinado, mas, o professor tem a responsabilidade de levar o aluno aprender. Criar um ambiente gostoso para aprender.
Os alunos que frequentam as Escolas Dominicais, Estudos Bíblicos, pregações e onde estiver alguém lecionando a Palavra de Deus, estes têm a responsabilidade de prestar atenção. O mais importante de tudo é que o professor (quem leciona) tem a obrigação em levar o aluno aprender.
A responsabilidade do professor é tremenda. Por isso devemos investir em nós mesmos aprendendo de toda maneira possível. Cativar a mente dos alunos (ouvintes) que no final, levará eles aprenderem.
A nossa "nota" que merecemos depois que temos ensinado mostrará se somos um bom professor ou não.
Amar o aluno, amar o Senhor, amar o assunto que lecionamos, amar o desafio de levar outros aprenderem, estes são os impulsos de um Bom Professor.
Devemos sempre ser um eterno aluno. Estudando, observando, e se educando. Para nosso melhor desempenho na sala de aula.
Encorajo você, professor, para investir em si mesmo, para aprender ensinar. Busca novos métodos, assiste seminários, faça cursos, leia bons livros de como ensinar. Enfim, procure ser o melhor professor possível para trazer honra e glória ao Senhor através da sua vida de lecionar.
As vidas que você tocar serão o seu galardão na eternidade. Nunca é tarde para melhorar nossos métodos. Deus exige de nós o bom desempenho de quem ensina.
Linda M. Walmer