As 10 Vaidades, Segundo Salomão
1. A vaidade da sabedoria: "No futuro, todos nós seremos esquecidos. Todos morreremos, tantos os sábios como os tolos" (2:15 e 16).
2. A vaidade do trabalho: "A gente trabalha... para conseguir alguma coisa e depois tem que deixar tudo para alguém que não fez nada para merecer aquilo" (2:19-21)
3. A vaidade dos objetivos humanos: "Deus faz que os maus trabalhem, economizem e ajuntem a fim de que a riqueza deles seja dada às pessoas de que Ele gosta mais" (2:26).
4. Vaidade do sucesso: "Também descobri por que as pessoas se esforçam tanto para ter sucesso no trabalho: é porque elas querem ser mais do que os outros" (4:4).
5. A vaidade da avareza: "Descobri que na vida existe mais uma coisa que não vale a pena: é o homem viver sozinho, sem amigos, sem filhos, sem irmãos, sempre trabalhando e nunca satisfeito com a riqueza que tem" (4:7 e 8).
6. A vaidade da fama: "O número de pessoas que um rei governa é muito grande; no entanto, quando deixa de ser rei, ninguém é agradecido pelo que ele fez" (4:16).
7. A vaidade das riquezas: "Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem a ambição de ficar rico nunca terá tudo o que quer". (5:10).
8. A vaidade da cobiça: "É muito melhor ficar satisfeito com o que se tem do que estar sempre querendo mais." (6:9).
9. A vaidade da frivolidade: "A risada dos tolos é como os estalos de espinhos no fogo - não quer dizer nada" (7:6).
10. A vaidade dos elogios: "Eu vi o enterro de pessoas más. Na volta do cemitério, notei que eram elogiadas, e isso na mesma cidade onde haviam feito mal" (8: 10).
Todas as citações são da versão A Bíblia na Linguagem de Hoje. Os números entre parêntesis, indicam o capítulo e o versículo de Eclesiastes.