Todo Mundo, Alguém, Qualquer Um e Ninguém
Há uma história sobre quatro pessoas cujas nome são: Todo Mundo, Alguém, Qualquer Um e Ninguém.
Havia uma tarefa importante para ser executada na igreja, e Todo Mundo foi pedido para a fazer. Qualquer Um podia ter a feito. Ninguém a fez.
Alguém ficou irado com aquilo porque foi a tarefa de Todo Mundo.Todo Mundo pensou que Qualquer Um podia fazer, mas Ninguém reconheceu que Todo Mundo não faria.
Consequentemente, aconteceu que Ninguém contou para Qualquer Um; então Todo Mundo Culpou Alguém. Mas, ainda, Ninguém a fez.
Anônimo
É assim que acontece frequentemente e a razão porque muitas vezes os trabalhos importantes da igreja ficam sem conclusão. E, com uma frequência demasiada, o pastor acaba fazendo, usando tempo para tarefas que outras pessoas poderiam fazer com muita presteza. Assim fazendo, ele tira tempo da sua oração, dos seus estudos e preparação para pregação e estudos bíblicos, bem como de outros importantes trabalhos da igreja.
O povo, obviamente, nota a diferença nos cultos, na pregação e nos estudos bíblicos e até na força de suas orações. Sendo que tudo não anda tão bem como antes, o povo começa reclamar e falar mal do pastor, da igreja e dos demais administradores e líderes da igreja.
A igreja é como um time de remo. Todos são obrigados seguir a cadência (ritmo) do timoneiro. Se um só errar, todos ficam fora da cadência e consequentemente perdem a corrida. Quando todos cumprem seus deveres, e até procuram aliviar alguém de um cargo demasiadamente pesado, os trabalhos da igreja vão bem, a igreja cresce, tem avivamento, e de modo geral consegue ser mais como a igreja do primeiro século.
Um ditado popular resume tudo: "A união faz a força." Tenho acolhido o conselho de Salomão e fui observar as formigas. Sua organização é quase incrível. Observei uma formiga que na linguagem popular chama-se cortadeira. Algumas destes bichos inteligentes sobem na árvore, cortam pedaços de folhas que caem para baixo. Outras em baixo da árvore se encarregam de carregar tudo de volta para o ninho. Até na colmeia diferentes abelhas tem diferentes tarefas para fazer. Neste reino animal todos trabalham para o bem de sua comunidade. Vamos aplicar na obra da igreja o que pode ser aprendido destes bichinhos, que não foram dotados com uma intelegência igual a do homem. Se assim fizermos, a igreja será tudo que esperamos e tudo que Deus também espera, e quando o Senhor volta para receber sua igreja, será uma igreja gloriosa como Ele quer.
Philip D. Walmer