Crescimento Espiritual 1 - Lição 16
LIÇÃO DEZESSEIS
DISCIPULADO
Segue alguns dos nomes que a Bíblia atribui à igreja e aos crentes nascidos de novo:
Amados Filhos do reino, Pessoas especiais
Chamados Filhos adotados Plantação do Senhor
Cidadãos do céu Habitantes de Sião Ramos
Convertidos Herdeiros de Deus Rebanho de Deus
Crentes Irmãos Remidos
Cristãos Joias do Senhor Resgatados
Discípulos Luz do mundo Santificados
Escolhidos Membros do corpo de Cristo Seguidores de Deus
Esposa do Cordeiro Ovelhas Servos
Família de Deus Pedras vivas Tesouro de Deus
Filhas do Rei
Esses nomes e títulos descrevem nossos diferentes relacionamentos com Jesus Cristo. No entanto, aquele que se destaca como talvez o mais importante tenha sido "discípulo", porque se não nos qualificarmos como um verdadeiro discípulo, a maioria dos outros títulos ou relacionamentos também não pertencerão a nós.
DEFINIÇÃO DE DISCIPULADO
Um discípulo cristão é um crente em Jesus Cristo que se esforça para aprender mais Dele, segui-Lo e tornar-se progressivamente mais semelhante a Ele. O discipulado cristão é o ofício ou profissão de se esforçar para aprender de Jesus Cristo, segui-Lo e tornar-se progressivamente mais semelhante a Ele.
NEM TODOS OS CRENTES TORNAM-SE DISCÍPULOS
“E muito mais crentes no Senhor eram acrescentados; multidões de homens e de mulheres.” (Atos 5:14, BKJ Fiel)
“E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo e, no tempo da tentação, se desviam...” (Lucas 8:13, ARC)
“E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas...” (Marcos 16:17, ARC)
Um verdadeiro crente é aquele que tem ouvido e aceitado a verdade. Ele tem tido uma experiência muito mais do que apenas "aceitar Jesus como seu Salvador" e dizer que crê em Jesus. Ele foi batizado em nome de Jesus e, porque sua crença ou fé é de natureza bíblica, ele recebeu o Espírito Santo. (Ver Marcos 16:16; João 7:38-39; Atos 11:15-17)
Mas nem todos os crentes se desenvolvem em discípulos, como podemos ver em Lucas 8:13. Um discípulo é um crente, mas um crente pode não se tornar um discípulo!
AS CARACTERÍSTICAS DE UM VERDADEIRO DISCÍPULO
1. Os verdadeiros discípulos vivem uma vida disciplinada. Discípulo e disciplina vêm da mesma palavra latina discipulus.
2. Os verdadeiros discípulos são aprendizes de Jesus (Mateus 11:29). Discípulos são feitos, não nascidos: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações... " (Mateus 28:19, ARA)
3. Os verdadeiros discípulos produzem muitos frutos do Espírito. “Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.” (João 15:8, ARA)
4. Os verdadeiros discípulos amam uns aos outros a ponto de estarem dispostos a morrer uns pelos outros. “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.” (João 13:34-35, ARA)
5. Os verdadeiros discípulos amam Jesus Cristo mais do que qualquer pessoa terrestre. “Se alguém vem a mim e não me ama mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua mulher, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:26, NAA)
6. Os verdadeiros discípulos estão dispostos a carregar sua cruz e seguir Jesus. “E quem não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:27, NAA)
7. Os verdadeiros discípulos estão dispostos a abandonar tudo para seguir Jesus. “Assim, pois, qualquer um de vocês que não renuncia a tudo o que tem não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:33, NAA)
8. Os verdadeiros discípulos fizeram de Jesus seu "... Mestre e Senhor..." (João 13:13, ARC)
9. Os verdadeiros discípulos estão dispostos a sofrer por Jesus Cristo. “Porque para isto sois chamados; pois Cristo também sofreu por nós, deixando-nos um exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não pecou, e nem malícia se achou em sua boca. O qual, quando injuriado, não devolvia a injúria, e quando sofria, não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente. Aquele que em seu próprio corpo levou os nossos pecados sobre o madeiro, para que nós, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes curados.” (I Pedro 2:21-24, BKJ Fiel) “... se perseveramos, também com ele reinaremos...” (II Timóteo 2:12, ARA)
10. Os verdadeiros discípulos não seguem o Senhor apenas para testemunhar sinais e maravilhas. (Ver João 6:2)
11. Os verdadeiros discípulos não seguem o Senhor apenas para obter Dele tudo o que podem. (Ver João 6:26)
12. Os verdadeiros discípulos seguem Jesus Cristo porque sabem quem Ele é e que fala palavras de vida eterna. “Desde então, muitos dos seus discípulos tornaram para trás e já não andavam com ele. Então, disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna...” (João 6:66-68, ARC)
VOCABULÁRIO
Característica: Uma qualidade distintiva, um atributo que faz alguém ou algo diferente
TESTE LIÇÃO DEZESSEIS
Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.
1. Dê cinco nomes para a igreja e para os crentes nascidos de novo.
2. Defina o discipulado cristão.
3. Todos os crentes se tornam discípulos?
4. Um discípulo é um crente, mas _________________________________________________
5. O que é um verdadeiro crente?
6-17. Dê doze características de um discípulo cristão.
18. Qual pergunta Jesus fez aos doze discípulos depois que muitos outros discípulos O deixaram?
19. Qual foi a resposta de Pedro à pergunta de Jesus na pergunta 18?
20. O que foi de interesse especial para você nesta lição?