Crescimento Espiritual 2 - Lição 26
LIÇÃO VINTE E SEIS
O MINISTÉRIO DE ADORAÇÃO
“Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse-lhes o Espírito Santo...” (Atos 13:2, TB)
A palavra ministrado, conforme usada no versículo anterior das Escrituras, vem da palavra Grega leitourgeo e significa "adorar". Adoração é o único ministério direcionado somente ao Senhor. A oração envolve alguma adoração, mas também envolve intercessão a favor ou no interesse de outras pessoas e outras coisas.
Ministramos ao Senhor adorando-O. Vamos sempre lembrar disso! Não louvamos a Deus para sermos ouvidos pelas pessoas. Também tenha em mente que, uma vez que a adoração é um ministério ao Senhor, não devemos adorar a Deus com o propósito de receber benefícios ou bênçãos espirituais Dele. Ele já fez o suficiente para que, se nunca nos conferisse outra bênção, ainda seja digno de todo o nosso louvor e adoração.
Recebemos a ordem de adorar a Deus, mas deve ser em espírito e em verdade. “Tu adorarás ao Senhor teu Deus, e só a ele servirás.” (Mateus 4:10, BKJ Fiel) “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:24, ARA)
O QUE É ADORAÇÃO?
A palavra adoração vem do Grego proskuneo, que significa beijar, como um cachorro lambendo a mão de seu dono, prostrar-se, ou rebaixar-se, reverenciar, adorar.
A forma mais profunda de adoração é louvor e adoração a Deus por quem Ele é. Não há requisitos neste tipo de adoração. Não O estamos adorando pelo que podemos obter Dele ou pelo que Ele fez por nós. Adorar a Deus pelo que Ele fez por nós é ação de graças. Nossa adoração deve incluir ações de graças, mas não devemos esquecer de louvar e adorá-Lo por quem Ele é.
Segue alguns exemplos desse tipo de adoração.
"Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória." (Isaías 6:3, ARA)
“Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra...” (Salmos 8:1, ARC)
“Grande é o SENHOR e mui digno de louvor na cidade do nosso Deus, no seu monte santo.” (Salmos 48:1, ARC)
"Entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas. Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome. Porque tu és grande e operas maravilhas; só tu és Deus." (Salmos 86:8-10, ARC)
“Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e cheio de graça, paciente e grande em misericórdia e em verdade.” (Salmo 86:15, ARA)
“Bendito seja o SENHOR para sempre! Amém e amém!” (Salmo 89:52, ARA)
" Ó SENHOR, quão grandes são as tuas obras! E os teus pensamentos são mui profundos." (Salmos 92:5, BKJ Fiel)
“Mas tu, Senhor, estás nas alturas para sempre.” (Salmos 92:8, MT)
“Dai graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” (Salmo 107:1, BKJ Fiel)
“Compassivo é o Senhor, e justo; sim, misericordioso é o nosso Deus.” (Salmo 116:5. MT)
“Ora, ao Rei eterno, imortal, invisível, ao único Deus sábio seja honra e glória para sempre e sempre. Amém.” (I Timóteo 1:17, BKJ Fiel)
"Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir." (Apocalipse 4:8, ARA)
"Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas." (Apocalipse 4:11, ARA)
"Bênção, e honra, e glória, e poder, sejam àquele que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, para sempre e sempre." (Apocalipse 5:13, BKJ Fiel)
“Aleluia; porque o Senhor Deus onipotente reina.” (Apocalipse 19:6, BKJ Fiel)
SETE PALAVRAS DE LOUVOR
A palavra louvor, conforme encontrada na Bíblia, foi traduzida de sete palavras diferentes. Seis dessas palavras são Hebraicas; a sétima palavra, ainesis, é Grega. Ao estudar o significado das palavras originais, podemos aprender como louvar a Deus com mais eficácia.
1. yadah: reverenciar ou adorar com as mãos estendidas
2. halal: brilhar, fazer um show, vangloriar-se e delirar-se do Senhor, elogiar e glorificar o Senhor
3. tehillah: cantar um hino de louvor
4. zamar: fazer música, louvar com canto e música, cantar louvores
5. towdah: adoração e adoração com a extensão das mãos, especialmente um coro de adoradores
6. shabach: louvar em voz alta
7. ainesis: o ato de louvar a Deus, uma oferta de louvor
A seguir, exemplos em que o louvor foi traduzido de uma dessas sete palavras. Você deve consultar cada versículo das Escrituras para observar o significado completo.
1. yadah: Salmo 9:1; 138:1; Isaías 12:1, 4
2. halal: Salmos 22:22; 111:1; 150
3. tehillah: Salmo 22:25; 34:1; 100:4
4. Zamar: Salmo 21:13
5. towdah: Salmo 50:23; título do Salmo 100
6. shabach: Salmo 63:3
7. ainesis: Romanos 15:11; Apocalipse 19:5; Hebreus 13:15
A Bíblia também nos diz para bater palmas ao Senhor (Salmo 47:1).
SOMOS UM SACERDÓCIO ESPIRITUAL
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real...” (I Pedro 2:9, ARC)
“Vós também, como pedras vivas, sois edificados uma casa espiritual, um sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.” (I Pedro 2:5, BKJ Fiel)
Um dos principais deveres do sacerdote do Antigo Testamento era oferecer os devidos sacrifícios ao Senhor. Somos sacerdotes espirituais. Não oferecemos animais e frutas ao Senhor, mas oferecemos adoração de um coração puro ao Senhor.
“Por ele, portanto, ofereçamos sacrifício de louvor a Deus continuamente, isto é, o fruto dos nossos lábios dando graças ao seu nome.” (Hebreus 13:15, BKJ Fiel)
''Mas desde o nascente do sol até onde se põe, meu nome será grande entre os gentios; e em todo lugar incenso será oferecido ao meu nome, e uma oferta pura; porque o meu nome será grande entre os pagãos, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Malaquias 1:11, BKJ Fiel)
EXEMPLOS DO PODER DE LOUVOR
Dedicação do Templo de Salomão
"Sucedeu que, enquanto os trombeteiros e os cantores eram como um, para fazer um som para ser ouvido em louvor e gratidão ao SENHOR; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e com outros instrumentos musicais, e louvaram ao SENHOR, dizendo: Pois ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre; que, então, a casa foi enchida por uma nuvem, a saber, a casa do SENHOR; de tal modo que os sacerdotes não conseguiam ficar de pé para ministrar em razão da nuvem; pois a glória do SENHOR encheu a casa de Deus.” (II Crônicas 5:13-14, BKJ Fiel)
A glória de Deus não encheu o Templo até que os músicos e cantores começaram a louvar a Deus de um mesmo sentimento e de um acordo - mesmo que o Templo estivesse terminado e todas as peças de mobília estivessem em seus devidos lugares. Isso ilustra que podemos ter tudo no devido lugar em nossas vidas, mas devemos adorar a Deus se quisermos experienciar Sua gloriosa presença.
A Vitória de Judá Sobre Seus Inimigos
“Quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e do monte Seir, que tinham vindo contra Judá, e eles foram derrotados.” (II Crônicas 20:22, Versão Almeida Século 21)
Vários dos inimigos de Judá se uniram para lutar contra Ela. Judá estava em grande desvantagem numérica. Josafá, rei de Judá, temeu e se pôs a buscar ao Senhor, proclamando um jejum em todo o Judá. O Espírito do Senhor desceu sobre um dos levitas, que profetizou que o Senhor lhes daria a vitória. Eles nem mesmo teriam que lutar pela vitória.
Cantores foram designados para adorar e louvar ao Senhor e, ao fazê-lo, Deus lutou por Judá e derrotou seus inimigos. Isso nos ensina que no tempo de tentações e provações, podemos ter Vitória louvando e adorando Jesus Cristo.
Paulo E Silas Experimentaram Vitória Na Prisão
"Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os outros prisioneiros os escutavam. E, repentinamente houve um grande terremoto, a ponto de serem abaladas as fundações da prisão, e imediatamente todas as portas foram abertas, e as correntes de todos foram soltas." (Atos 16:25-26, BKJ Fiel)
Em vez de lamentar e gemer porque foram lançados na prisão por pregar o evangelho de Jesus Cristo, Paulo e Silas começaram a cantar louvores a Deus. Deus enviou um terremoto. Por causa do mover do Espírito Santo, Paulo batizou o carcereiro e sua família (Atos 16:27-33).
OS BENEFÍCIOS DO LOUVOR
1. O louvor tira a ênfase de si mesmo. Tiramos nossas mentes de nós mesmos e de nossos problemas quando ministramos a Deus na adoração verdadeira.
2. A presença de Deus estará continuamente conosco (Salmo 22:3).
3. Seremos espiritualmente fartados de manjares gordos (Salmo 63:3-7).
4. Podemos usar a vestimenta de louvor em vez de espírito angustiado (Isaías 61:3).
VOCABULÁRIO
Conferir: Dar ou conceder
Imortal: Não sujeito a morte, não mortal, perpétuo, eterno
Onipotente: Tendo todo o poder, todo-poderoso, que possui autoridade ou poder absoluto
Reverenciar: Respeitar com profunda honra, amor, admiração
TESTE LIÇÃO VINTE E SEIS
Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.
1. É o único ministério dirigido somente ao Senhor. ___________________________________
2. A palavra adoração vem da palavra Grega _________________________________________
3. O significado da palavra Grega na questão 2 é _____________________________________
4. A forma mais profunda de adoração é ____________________________________________
5. Ação de graças é adorar a Deus por ______________________________________________
6-12. Sete palavras foram traduzidas como "louvor". Liste as palavras e seus significados. _______ ____________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
13. A Bíblia também nos diz para _____________ ________________ ao Senhor (Salmo 47:1).
14. Uma das principais funções do sacerdote do Antigo Testamento era ____________________ ____________________________________________________________________________
15. Oferecemos ________________________________________________________ ao Senhor.
16. O que aconteceu quando os músicos e cantores começaram a adorar na dedicação do Templo de Salomão? ________________________________________________________________
17. Como Josafá e Judá derrotaram seus inimigos? _____________________________________ ____________________________________________________________________________
18. O que aconteceu quando Paulo e Silas começaram a cantar louvores na prisão? ___________ ____________________________________________________________________________
19. Quais são alguns dos benefícios de uma vida de louvor? _____________________________ ___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
20. O que foi de interesse especial para você nesta lição? ________________________________ ____________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________