Fé ou Fantasia
Por Rodney Shaw
O rádio de tarde da noite, é patético, especialmente as frequências AM. É surpreendente como você pode ouvir mal e mal uma estação local, mas ao mesmo tempo pode sintonizar uma estação do outro lado do país. As escolhas de programação são limitadas tipicamente ao entretenimento indecente, reprises do dia, crimes bárbaros, canções, e programações religiosas de baixo orçamento. Ocasionalmente você é entretido por um DJ amador cumprindo horário. Desde que meu pai é ministro, ele escolhe os programas religiosos de baixo orçamento. Uma noite o pregador do rádio era um assim-chamado pregador de fé.
"Estenda a mão e toque no rádio. Vamos crer juntos," ele diria.
"Se você quiser um Cadillac, vá ficar de pé na entrada de carros para sua casa e REIVINDIQUE SEU MILAGRE!" (E claro envie uma oferta generosa também, para o orador do programa.)
Sendo eu apenas uma criança, eu não precisava de um Cadillac, mas queria só uma bicicleta. Saí da casa paroquial construída de madeira onde morávamos. Parei na entrada de carro, pronto para reivindicar minha bicicleta. Eu esperei... e esperei... e esperei., hmm. Fiquei cansado e fui dormir, sem uma bicicleta. (Talvez eu deveria ter de enviar uma oferta primeiro.)
Eu acredito em milagres, mas eu não acredito em presunção. O que frequentemente é chamado de fé é pouco mais do que fantasia. Alguns têm pensado; se posso pensá-lo, posso tê-lo. Se posso imaginar com bastante intensidade, posso tê-lo. Se posso visualizar eu mesmo sentado atrás do volante, então é meu. Alguns tem até desenvolvido uma teologia onde falar alguma coisa é a demonstração de fé que produzirá. É errado. É fantasia.
Eu não inventei esta conclusão. Eu aprendi de Tiago. "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres." (Tiago 4:3) Isto pode explicar algumas orações não respondidas. Em Seu modelo de oração Jesus deu-nos um modelo para seguir. Acho que é significante que "Faça-se a tua vontade" vem antes de "O pão nosso de cada dia dá-nos hoje." Esta é uma oração de fé. Fé não demanda de Deus. Fé submete-se a Deus primeiro. Deus não é um carregador. Somos seus servos. Deus é o único no trono. Ele não recebe ordem de ninguém.
Poderia ser que aquilo que é pretendido para motivar a fé das pessoas as vezes só incita suas cobiças? Fé é querer alguma coisa? Fé é falar uma palavra? Não, fé é realmente uma postura do coração diante de Deus - uma postura submissa.
* Fé é colocar a confiança em Deus. Fantasia é querer receber alguma coisa egoisticamente.
* Fé focaliza em Deus. Fantasia focaliza nas coisas.
* Fé vê Deus no controle. Fantasia nos vê ganhando alguma coisa.
* Fé reconhece a senhoria de Jesus Cristo. Fantasia diminui Deus a um mordomo.
* Fé aceita o preço do discipulado. Fantasia somente vê cheques em branco.
* Fé não obriga Deus acatar nosso lance; fé transfere a situação para o Seu cuidado.
Se Ele se torna dono da situação, Ele pode fazer com ela o que Ele escolhe. Se a doença é dEle, então Ele pode curá-la. Mas se Ele escolher para não a curar, está bem, porque pertence a Ele. Se o carro quebrado é dEle, então Ele pode consertá-lo, ou, pode deixá-lo quebrado, porque pertence a Ele.
Rodney Shaw é o pastor assistente da Igreja Nova Vida,
Austin, Texas. Este artigo foi extraído de seu livro,
Facetas de Fé, publicado por Word Aflame Press.