Conta-me... Quem É Jesus?
Jack Courtney
Tens algumas vezes parado para pensar profundamente, sinceramente, e escrituramente em quem Jesus realmente é? Muitas pessoas são totalmente confusas. Através de ensinamentos tradicionais, rudimentos do mundo, e doutrinas de homens, a visão que tem da sua verdadeira identidade tem sido escurecida. São incapazes de compreender a revelação do Seu valor como proclamado pelas Escrituras.
Então, quem é Jesus? Achamos em João 14:6 Ele disse, "Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." Portanto, não podemos orar, mesmo a oração mais pequena a Deus, a não ser que seja feita por meio de Jesus Cristo.
Porque Ele possui tamanha autoridade? Porque Ele é Deus manifesto na carne (I Timóteo 3:16). Ele é o cordeiro do sacrifício também, por todos os pecados e nosso exemplo carnal de como devemos resistir o pecado no nosso viver cotidiano. Ele foi "tentado em todas as cousas, à nossa semelhança, mas sem pecado" (Hebreus 4:15).
Em João 4:24, nos é falado que "Deus é Espírito" e, ainda que o Espírito está em toda parte, Jesus é a incorporação desse Espírito. Colossenses 2:9 diz: "Porquanto nele habita corporalmente toda plenitude da Divindade." Certamente, isto faz Jesus não somente o corpo de Deus mas também Deus na carne, como citado em I Timóteo 3:16.
Quando a profundeza verdadeira da Escritura é revelada, pode ser compreendido porque Jesus disse, "Eu e o Pai somos Um" (João 10:30).
Sendo que Jesus é o corpo do Espírito que é Deus e Ele é Deus manifesto na carne, então Ele é o único Deus verdadeiro.
Lucas 2:11 nos diz que Jesus é o Senhor e Salvador. Vemos em Efésios 4:5 que há somente um Senhor; Isaías 43:11 identifica Jeová (Senhor) como Único Salvador. Tomé disse a Jesus em João 20:28, "Senhor meu e Deus meu!"
O Nome de Deus
O profeta Isaías profetizou o nascimento de Jesus centenas de anos antes de Ele ser nascido da virgem Maria. Ele disse, "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." (Isaías 9:6). Estes nomes identificam Jesus como Deus Poderoso e Pai Eterno. Em Isaías 7:14, Isaías diz que Jesus seria chamado de Emanuel, que significa "Deus Conosco" (Mateus l :23). Daquele que havia de nascer, o anjo disse para pôr o nome de Jesus (Mateus 1:21).
Jesus Revelou Sua Divindade
Filipe, um dos doze apóstolos, disse, "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim, vê o Pai; como dizeis tu: Mostra-nos o Pai?" (João 14:8-9).
Jesus respondeu aos líderes Judeus, "Em verdade, em verdade eu vos digo: Antes que Abraão existisse, eu sou" (João 8:58). Por esta blasfêmia imaginada os Judeus tentaram apedrejá-lo até a morte.
Quando Jesus apareceu aos discípulos depois da ressurreição, Tomé não estava com eles. Quando os outros disseram a ele que tinham visto o Senhor, ele falou que não creria neles até que visse e sentisse o sinal dos cravos das suas mãos e pusesse a mão no seu lado ferido.
Passados oito dias, quando Jesus apareceu outra vez, Ele disse a Tomé: "Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega também a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé : Senhor meu e Deus meu!" (João 20:27-28). A revelação do Cristo ressuscitado convenceu Tomé da sua Divindade!
João nos deu a resposta à pergunta, "Quem é Jesus?" No livro de Apocalipse, Jesus proclama que Ele é "Alfa e o Omega,...aquele que é, que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso" (Apocalipse 1:8). Ele é Aquele que disse, "Eu sou o primeiro e o último, e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do inferno." (Apocalipse 1:17-18).
Traduzido por Michael D. Walmer