Ventos ContrĂ¡rios
Texto: Marcos 6:48
INTRODUÇÃO: “E, vendo_os em dificuldade a remar, porque o vento lhes era contrário, por volta da quarta vigília da noite, veio ter com eles, andando por sobre o mar; e queria tomar_lhes a dianteira.” (Marcos 6:4) Esta era uma experiência real dos primeiros discípulos em um mar literal. Nós não podemos ter os ventos, porém, sem tê-los algumas vezes por nós e algumas vezes contra nós, mas isto impede a vida de ser sombria e enfadonha.
I. TRAIÇÃO POR AMIGOS SUPOSTOS
Jesus teve esta experiência de mágoa. Judas lhe deu o beijo de traição, mas Jesus não teve nenhuma hostilidade. “O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor.” (Mateus 10:24)
II. PERSEGUIÇÃO POR INIMIGOS
Esta é outra oportunidade para nós sermos abençoado (Mateus 5:11). Nós não podemos controlar a conduta de outros, mas nós podemos controlar nossa própria conduta. Nós podemos orar por eles. Jesus disse, “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;” (Mateus 5:44)
III. LÍNGUAS MENTIROSAS
Esta é um das experiências mais aborrecedoras - tal maneira suja e injusta de lutar mais - mas você pode conhecer isto os abençoando “aqueles que amaldiçoem você”, por fazer “bem para os que odeiam você”. (Mateus 5:44)
IV. PERDA DE SAÚDE
Pode ser nós mesmos ou outro na família. Em qualquer caso, é uma questão de preocupação séria. Isto era verdade de Gaio para quem João escreveu: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” (III João 2). Obstáculos podem ser transformados em pontos de partida.
V. DESAPONTAMENTOS DE VÁRIOS TIPOS
Este sempre tem sido a sina comum do homem, inclusive Paulo que disse, “Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo, Satanás nos barrou o caminho.” (I Tessalonicenses 2:18)
V. MORTE DE ALGUÉM AMADO
Esta sempre é uma experiência esmagadora. Assim nós podemos achar um bálsamo para corações sangrando nas palavras de Jó: “... e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!” (Jó 1:21). “Porém, agora que é morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.” (II Samuel 12:23)
VI. CONCLUSÃO:
Tudo isto faz você se afastar de Jesus e muito mais, os ventos contrários a todos os seus ideais, mas nunca esqueça Ele tem continuado a tua espera e esperando que você abra a porta e volte para Ele. Apocalipse 3:20 “ Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”