Busca de Identidade
Texto: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados...” (Efésios 5:1)
Introdução: Através da obra salvadora de Jesus Cristo somos libertos da escravidão do pecado. No entanto, com essa nova liberdade vem uma nova responsabilidade. O problema da mocidade evangélica do século XXI é que se condicionou a um status neopentecostal, i.e., um pentecostalismo moderno, tendo ausente, não apenas a responsabilidade pessoal, como do padrão mestre ou modelo de base capaz de nortear suas escolhas na vida. Em consequência disso, não tem consciência de sua condição ou potencial. Falta-lhe uma identidade. Sem identidade, não há poder. Sem poder não existe maneira desta juventude lidar com os inimigos da alma. Como resultado, vive-se uma vida sem autoridade, sucumbindo a cada investida do adversário e incapaz de lograr vitória sobre seus desejos. É com essa questão – o valor de uma busca de identidade – que precisamos tratar.
1) Somos filhos de Deus – “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.” (I João 3:1)
a) Somos filhos de Deus porque Ele nos amou primeiro – “Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” (I João 4:19)
b) Não conhecem a nós porque não conheceram a Deus. (I João 3:1)
c) Não possamos ter reconhecimento do mundo e o amor do Pai. “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele...” (I João 2:15)
2) Como Filhos: “Sede, pois, Imitadores de Deus.” (Efésios 5:1-10)
a) Imitar: 1) Fazer exatamente o que faz uma pessoa ou animal; reproduzir à semelhança de; 2) Ter por modelo ou norma; 3) Tentar reproduzir o estilo ou a maneira de.
b) Imitar Deus à Cristo: “... porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.” (Colossenses 2:9)
c) “Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.” (I João 2:5-6)
d) Vs. 7 – O jovem deve considerar o terrível destino dos não-cristãos e recusar a juntar-se a eles em sua loucura.
e) Jovens, fostes convocados dentre a raça humana para portar a imagem restaurada de Deus – “E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procentes da verdade.” Efésios 4.24
3) Amor à Verdade – João 8:31-32
a) Salmos 1:1-3 “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assena na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR,e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.”
b) Tiago 1:22-25
c) Sua nova identidade toma forma à medida que chega a conhecer Cristo (o Verbo) melhor, visto que ele é a imagem do Deus invisível e aquele em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.
d) Identidade concede acesso. Fé acessa a graça – Romanos 5:2. Obediência (experiência) acessa autoridade e poder.
Michael D. Walmer