Introdução: De acordo com as Escrituras é lícito orar por nós mesmo, no entanto, se oramos somente por nós mesmo e falhar no orar para outros, não estamos seguindo o exemplo de Cristo nisto e haverá de faltar algo muito importante em nossa vida de oração. Precisamos orar pelos outros, pois eles necessitam, e grandemente.
I. Devemos Orar Por Todos os Homens.
“Admoesto-te pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações intercessões, e ações de graças por todos os homens...” (I Timóteo 2:1)
II. Devemos Orar Por Todos Que Estão em Posições de Autoridade.
“Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade.”(I Timóteo 2:2)
III. Devemos Orar Por Nossos Inimigos.
“Eu, porém vos digo: Amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem...” (Mateus 5:44)
IV. Devemos Orar Pelos Enfermos.
“Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossa culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis: a oração feito por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tiago 5:14-16)
V. Devemos Orar Por Israel.
“E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós: antes vos ensinarei o caminho bom e direito.” (I Samuel 12:23)
VI. Devemos Orar Por Todos os Santos.
“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos...” (Efésios 6:18)
VII. Devemos Orar Por Todos os Ministros.
“Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também seja dadas graças a nosso respeito.” (II Coríntios 1:11)
“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito... E por mim, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho...” (Efésios 6:18-19)
Pr. Philip D. Walmer